ENTREVISTA - Governo faz balanço e segue com boas expectativas para 2012

Durante todo ano, umas das principais preocupações do governo foi a saúde pública

ENTREVISTA - Governo faz balanço e segue com boas expectativas para 2012

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para fazer um balanço sobre seu primeiro ano de gestão a frente do governo de Rondônia, o governador Confúcio Moura está visitando diversos veículos de comunicação. Na quarta-feira (28), o governador esteve no jornal Diário da Amazônia, onde concedeu entrevista a repórter Larissa Tezzari; na TV Allamanda, onde foi entrevistado pela diretora de jornalismo da emissora, Ju Lauriano e na Rádio Rondônia FM, onde concedeu entrevista ao jornalista Maurício Calixto.
 Durante todo ano, umas das principais preocupações do governo foi a saúde pública
 "Administrar é lidar com conflitos diários. Todo mundo sabe que no primeiro ano é difícil fazer a máquina andar, chegamos com gás, querendo mudar, mas a maquina tem seu próprio ritmo” disse o governador, resumindo o início da gestão e a visão de governo.
Questionado sobre as mudanças nas secretárias, o governador afirma que a equipe tem que estar em harmonia e trabalhando juntos pelo desenvolvimento de Rondônia. “A vida é imprevisível. A gente vai trabalhando e se surpreendendo com os fatos. Viemos de um governo de alianças e ajustes são necessários, até que o time esteja com bom entrosamento. Mas estou muito satisfeito”, afirmou.
Saúde
Durante todo ano, umas das principais preocupações do governo foi a saúde pública. Pacientes no chão, hospitais lotados e atendimento precário, principalmente no interior. “No início do meu mandato chamei a mídia, mostrei a situação real no setor de urgência e emergência do Estado, que estavam sucateados. Este ano trabalhamos para estruturar a saúde e planejar ações concretas para solucionar a saúde”.
O pronto socorro João Paulo II, na capital, possui 140 leitos, o que não é suficiente para atender a demanda de pacientes. Em média 180 pessoas dão entrada no pronto-socorro por dia, sem leito disponível, muitos pacientes acabam aguardando atendimento em macas, ou até no chão, em dias de pico, o hospital chega a receber mais 300 pacientes.
“O João Paulo II recebe pacientes de todo o estado e até de estados vizinhos e não tem como atender toma demanda. Estamos buscando soluções para amenizar a situação. Estamos construindo duas Unidades de Pronto Atendimento na Capital e a prefeitura mais duas. Ano que vem começa as obras do Hospital de Urgência e Emergência, com 250 leitos, e estamos buscando através de meios legais alugar leitos na rede privada de saúde”.
Educação
Para Confúcio Moura, a educação é o princípio básico para o desenvolvimento. É através da educação e da qualificação da mão de obra, que os jovens têm oportunidade de seguir uma carreira.
Este ano diversos projetos foram desenvolvidos na área da Educação e as escolas estaduais ganharam uma “Cara Nova”, através do projeto que repassa verbas diretamente para as instituições de ensino fazerem pequenas reformas e reparos. Além disso, está previsto para 2012 a implantação da Educação Integral, que alia o ensino básico a qualificação profissional.
Transposição
A transposição de servidores do quadro do Estado para a União é considerada pelo governador um presente para Rondônia. “A transposição é um presente glorioso, nenhum estado terá uma folha tão boa, tão equilibrada. Teremos mais recursos para investir na preparação do novo Estado”.
Com a transposição e aposentadoria de servidores, Confúcio disse que novos concursos serão abertos para reposição de acordo com a necessidade. “Vamos fazer novos concursos, ter gente nova, com todo gás e novos pensamentos”.
O processo de transposição está previsto para começar na segunda quinzena de janeiro. O Estado estima que cerca de 20 mil servidores passem pelo processo.
Diálogo
O governador destacou ainda, o bom relacionamento com os sindicatos, situação bem diferente dos anos anteriores, onde sindicalistas e governo viviam em “guerra”. “Estamos sempre abertos ao diálogo, que tem poder de negociação mais competente, onde os representantes são eleitos e existem normas e princípios que defendem uma classe, não são pedidos isolados”, ressaltou.
A relação com os municípios também ganhou destaque durante 2011, onde o governador Confúcio Moura se colocou a disposição e mostrou que este governo é municipalista. “Nossa relação com os municípios é ótima. Há muito tempo que os municípios não recebiam tantos recursos”, disse.
Expectativas
Para o próximo ano o governador esperar resultados ainda melhores e disse que cada governo deve superar o outro, se não o Estado não evolui, faz é retroceder. “Espero ao final de 2012 fazer esse balanço com saldos ainda mais positivos. Agora conhecemos bem a máquina, fizemos nossos ajustes e vamos trabalhar muito para fazer nosso Estado crescer e ser modelo”, finalizou Confúcio.
 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS