A paralisação na Polícia Militar chegou ao fim, após acordo entre o Governo e as associações representativas da classe. O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), atuou decisivamente para a resolução do impasse, se reunindo com as entidades e também com o governador Confúcio Moura (PMDB).
“No último final de semana, estive reunido com esposas de policiais militares da capital e do interior, discutindo uma saída para o impasse. Felizmente, nesta segunda-feira (12), uma reunião na OAB em Porto Velho selou o acordo e os policiais militares retornam às suas atividades normalmente”, disse Hermínio.
Com o acordo firmado nesta segunda, o Governo vai reajustar os salários dos policiais militares em 12,6%, divididos em três parcelas. O primeiro reajuste de 4,2% começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2012, em abril o governo vai dar um reajuste geral para os servidores públicos, em agosto o Estado concede mais 4,2% aos PMs e em abril de 2013 mais 4,2%.
“Houve um entendimento e a sociedade é quem sai ganhando, com o retorno dos policiais ao trabalho, pois o trabalho da PM é fundamental para a manutenção da lei e da ordem. Como parlamentar, pude contribuir para o restabelecimento do diálogo”, completou o presidente.
Segundo Hermínio, o direito dos trabalhadores deve ser sempre respeitado e assegurado, mas a sociedade deve ser protegida e as manifestações devem primar sempre pela legalidade.
“Não podemos deixar de reconhecer que os salários dos policiais militares, como dos demais servidores públicos, é baixo. Mas, é importante que seja assegurado esse aumento, que somado ao reajuste linear, que será concedido a todos os servidores estaduais, vão poder somar um ganho real aos policiais”, finalizou Hermínio.