MAPA
Os servidores técnico-administrativos do Ministério da Agricultura estão aguardando para qualquer momento a assinatura da presidenta Dilma que autoriza a gratificação que corrigirá uma distorção dentro da instituição. Para eles, não dá mais para esperar o reconhecimento apenas para uma categoria, os fiscais. O governo federal haverá de corrigir essa falha pelo Princípio da Isonomia.
SINTERO
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), Daniel Pereira, acompanhado das diretoras executivas Ivan Francisca e Maria Aparecida, participou das solenidades de posse do vencedor da chapa 1, das eleições do Sintero, o sindicalista “Manoelzinho” na última quarta-feira,07, na sede social do sindicato.
RECONHECIMENTO
Em seu discurso de posse, “Manoelzinho” reconheceu o trabalho do Sindsef em prol da sua vitória e disse que durante toda a sua gestão os dois sindicatos trabalharão em harmonia em favor dos filiados. Daniel Pereira ao fazer uso da palavra disse que os filiados que votaram em duplicidade na tentativa de prejudicar a chapa vitoriosa, deveriam ser expulsos da entidade como exemplo. “Os cidadãos tem obrigação de serem honestos”, frisou. Os diretores eleitos assinaram o termo de posse, havendo logo após uma comemoração entre os convidados.
BRESSER
O Sindsef informa que enviou ao Juízo da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho os documentos dos pensionistas, de alguns herdeiros (que procuraram o sindicato) e de alguns servidores que por algum motivo ainda não tinha recebido, a mais de sessenta dias. Devido a férias da Juíza daquela Vara do Trabalho e outras dificuldades, somente a poucos dias foram enviadas ao Banco do Brasil as relações de pendências para pagamentos. A Juíza responsável pelo pagamento dos valores referentes ao processo 994/1991 deu prazo para o Banco do Brasil efetuar os pagamentos até o dia 22.12.2011, conforme cópia de ata em anexo, mas estamos cobrando daquela instituição financeira mais agilidade para os respectivos pagamentos.
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
A Condsef enviou na última quinta-feira um requerimento administrativo à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, solicitando reajuste no valor do auxílio-alimentação dos servidores do Executivo. A solicitação tem base na Lei 8.460/92, no Decreto 3.887/01 que regulamentam as questões ligadas ao pagamento deste benefício, bem como levam em conta o princípio constitucional da isonomia entre os Poderes. Hoje, o valor mensal pago aos servidores do Executivo é de R$304. Tal valor tem se mostrado insuficiente para suprir as necessidades de alimentação de um trabalhador. Já um servidor do Judiciário recebe hoje cerca de R$710 mensais para fins de alimentação, valor que está mais próximo e condizente com os gastos de alimentação de um trabalhador.
REUNIÕES CANCELADAS
Alegando necessidade de aprimorar diálogos internos com representantes do governo, o Ministério do Planejamento informou as entidades sindicais que as reuniões agendadas e confirmadas até o dia 14 de dezembro estão canceladas. Foram remarcadas para o dia 25 de janeiro reuniões para tratar demandas dos servidores do SPU, Imprensa Nacional, Dnit e AGU. A oficina sobre insalubridade que aconteceria ainda este mês também foi transferida para 19 de janeiro. Outras três oficinas acontecerão em janeiro: uma sobre avaliação de desempenho, outra sobre diretrizes de carreira, GQ e RT e mais uma para debater racionalização de cargos. Dessa forma o governo empurra para 2012 avanços e m todos os processos de negociação em curso com setores da base da Condsef. Mais um motivo para que todos reforcem a unidade e mobilização em seus locais de trabalho. A categoria deve estar pronta para pressionar o governo a atender suas principais reivindicações e demandas ainda pendentes.
JUSTIFICANDO...
Para justificar os adiamentos a Secretaria de Relações do Trabalho acrescentou que se fossem mantidas as agendas as reuniões não seriam produtivas. O Planejamento reforçou que as negociações sobre estrutura remuneratória para todas as categorias serão retomadas em fevereiro. Como não vão ocorrer novas reuniões este ano, os servidores devem permanecer em estado de alerta e mobilizados.