Deputado Valter Araújo media fim conflito em Buritis

BOLETIM DA ALE/RO - Deputado Valter Araújo media fim conflito em Buritis

Deputado Valter Araújo media fim conflito em Buritis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A população de Buritis resolveu desobstruir as ruas da cidade na manhã desta quinta-feira, após o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), ter se comprometido em discutir o problema da regularização fundiária com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em reunião que será realizada nos próximos dias 18 e 19, no Mato Grosso. Em protesto contra operação realizada pelo Ibama, que está multando madeireiros e proprietários de terra na região, os moradores atravessaram caminhões nas principais vias do município.

 O presidente da Assembleia estava acompanhado pelos deputados Lorival Amorim (PMN), Ana da Oito (PTdoB) e Jean Oliveira (PSDB). O deputado Valter Araújo conversou com o prefeito de Buritis, Élson de Souza Montes (PR), e com o presidente da Câmara de Vereadores do município, Vilson Lons, em reunião realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental na capital. O presidente da Assembleia disse que a Casa de Leis está ao lado da população e garantiu que trabalhará para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

 Élson Montes explicou que a indústria madeireira é responsável por 60% da economia de Buritis e que os empresários querem trabalhar de forma legal, mas não conseguem por culpa de órgãos federais. “Há mais de 12 anos o Incra não emite nenhum documento. Como se regularizar diante dessa situação?”, indagou.

 Valter Araújo disse que o madeireiro é visto injustamente como um vilão. Ele explicou que as madeireiras não devastam, porque o empresário precisa da floresta para trabalhar. Assim, são abatidas árvores em ponto de corte. O parlamentar lembrou, ainda, que durante a colonização de Rondônia o Incra obrigava o assentado a derrubar pelo menos 50% da cobertura vegetal de seu lote, caso contrário não emitia o título provisório da terra. Agora, quem desmatou é penalizado.

 O presidente da Assembleia Legislativa disse que pedirá à ministra do Meio Ambiente prazo para que seja feito o plano de manejo nas propriedades. Ele disse defender a exploração da terra e dos recursos florestais dentro da legalidade, mas afirmou que os órgãos estaduais e federais precisam dar aos produtores rurais e madeireiros condições para que essa regularização aconteça.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS