LEI DA PESCA - Assembléia Legislativa normatiza pesca no Estado proibindo a pesca predatória

Os deputados estaduais deliberaram e aprovaram o projeto de lei 037/2011 que define as novas regras para a pesca na bacia hidrográfica do Rio Guaporé estabelecendo as diretrizes da política estadual e ordenamento do setor pesqueiro, a chamada Lei da Pesca

LEI DA PESCA - Assembléia Legislativa normatiza pesca no Estado proibindo a pesca predatória

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Lei aprovada acaba com a utilização de equipamentos e técnicas predatórias na pesca na bacia hidrográfica do Guaporé e restringe para 70 quilos por semana para a pesca profissional...
Os deputados estaduais deliberaram e aprovaram o projeto de lei 037/2011 que define as novas regras para a pesca na bacia hidrográfica do Rio Guaporé estabelecendo as diretrizes da política estadual e ordenamento do setor pesqueiro, a chamada Lei da Pesca, na sessão itinerante em Cacoal na quarta-feira (20). De acordo com o novo ordenamento, fica limitada a quantidade de pescado para a pesca profissional desde a Foz do Rio Cabixi até a foz do Rio São Miguel do Mamoré. O objetivo da lei é proteger a fauna e a flora aquática, incluindo também os berçários indígenas Massaco e Rio Branco e área da Fazenda Pau D’óleo.
Pelas novas regras legais serão permitidos aos pescadores profissionais apenas setenta quilos de peixe por semana, uma matriz para a pesca amadora e cinco quilos por dia para a pesca artesanal praticada por ribeirinhos para o sustento de suas famílias. A lei tem por objetivo acabar com a pesca predatória, uma vez que proíbe a utilização de todo tipo de apetrechos e técnicas consideradas predatórias como redes, malhadeiras, espinhel, arpão, tarrafas, substâncias tóxicas, técnicas de arrasto de qualquer natureza, entre outros. Na prática a pesca só será tolerada com a utilização de linhadas, varas, molinetes às margens dos rios – a pesca amadora, turística/esportiva e de subsistência
O presidente Valter Araújo (PTB), favorável a aprovação da lei, defendeu a medida justificando que somente com a restrição será possível o repovoamento dos rios para atrair turistas e incrementar o turismo pesqueiro. “Da forma que está em poucos anos não teríamos condições de sequer garantir uma quantidade de 70 quilos por pescador profissional, uma vez que as técnicas e os equipamentos utilizados pela pesca predatória estão acabando com a fauna aquática da bacia hidrográfica do Guaporé”, disse o presidente. Foi o entendimento da maioria dos deputados estaduais. Contrários à lei os deputados Eurípedes Lebrão (PTN), Jesualdo Pires (PSB) e Adelino Follador (DEM)
O deputado Luizinho Goebel (PV), também favorável a lei, disse que não se trata de acabar com a pesca, mas regulamentá-la para garantir o futuro dos pescadores e ribeirinhos. O deputado Luiz Cláudio lembrou que o Pantanal mato-grossense é hoje um grande pólo turístico e econômico graças a leis que protegem a fauna aquática. O deputado Valdivino Tucura também se posicionou favorável a lei dizendo que pescadores do Mato Grosso acabam vindos à Rondônia pescar, uma vez que no vizinho Estado a pesca é restrita e em Rondônia eles podem pescar a vontade, praticando a pesca predatória e provocando a morte e despovoamento dos rios do Estado, inapelavelmente.
O deputado Valter Araújo lembrou também que várias medidas já foram discutidas com o governo do Estado para serem implantadas junto aos municípios e comunidades localizadas ao longo da bacia do Guaporé para garantir alternativas econômicas para as populações ribeirinhas e pescadores, como é o caso da implantação de tanques para a criação de peixes, programas de capacitação por intermédio da Escola do Legislativo para o incremento do turismo por mão de obra da região, entre outras ações no setor turístico. Para o deputado essas medidas vão garantir não apenas uma alternativa de renda aos pescadores e ribeirinhos, mas uma oportunidade de aumentarem seus ganhos e proporcionarem uma vida melhor para suas famílias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS