O senador Ivo Cassol, eleito em outubro último, toma posse nesta terça-feira, 1º de fevereiro, na 54ª legislatura do Senado Federal, em sessão solene marcada para iniciar-se às 10:00 horas da manhã no plenário da Casa.
Após a solenidade, Cassol e os 53 senadores empossados além dos demais 27 detentores de mandato, escolherão por meio de votação o novo presidente do Senado, que comandará os trabalhos nos próximos dois anos, e os membros da mesa Diretora. A sessão da escolha da mesa está marcada para começar às 11:00 horas.
Uma das tradições da solenidade é a leitura do juramento, que é realizada antes dos parlamentares serem empossados. Após o juramento, o presidente declara os novos senadores empossados. Não há discursos nessa reunião. O presidente encerra a sessão, dando início à segunda reunião preparatória, que tem início imediatamente.
Em seguida, inicia-se a sessão para a votação e definição dos novos membros que integrarão a Mesa do Senado Federal. Cassol afirmou que não pretende disputar nenhum cargo da Mesa Diretora, mas que seu partido, o PP, certamente terá um representante entre as vice-presidências. “O senador Ciro Nogueira é o representante do nosso partido para a Mesa, eu pretendo integrar pelo menos três comissões da Casa”, declarou Cassol.
Na primeira sessão tomarão posse os 54 senadores eleitos em outubro de 2010. Desse total, 17 já são senadores e foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando e 32 estão estreando na Casa, como é o caso de Ivo Cassol. De acordo com o Regimento Interno, a sessão é presidida pelo presidente do Senado da legislatura anterior, se o seu mandato continuar. Se não for este o caso, a sessão é comandada pelos remanescentes da Mesa anterior cujos mandatos prossigam. Em último caso, a presidência fica para o senador mais velho que ainda esteja em exercício do mandato.
Em 2011, a sessão será presidida pelo atual presidente do Senado, José Sarney, cujo mandato vai até 2015. Caberá ao novo senador Itamar Franco (PPS-MG), ex-presidente da República, ler o termo constitucional de posse: "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".
Na quarta-feira, dia 2, às 16:00 horas será o início do ano legislativo, com a presença confirmada no plenário da presidente Dilma Roussef, que entregará pessoalmente o plano do Governo aos congressistas. Quebrando uma tradição na Casa, Dilma será a primeira presidenta a comparecer na sessão conjunta de abertura do Congresso, quando Cassol, ao lado dos demais 80 senadores estará ao lado dos 513 deputados eleitos no último pleito, que igualmente serão empossados também nesta terça-feira, às 16:00h, no Plenário da Câmara dos Deputados.
Cassol reafirmou à imprensa local e nacional, presente em grande número no Congresso, inclusive com jornalistas de mais de 50 países, que sua prioridade é trabalhar pelo crescimento de Rondônia, independente da cor partidária do governador e dos prefeitos. “Fui eleito para representar Rondônia no Senado, a população me conhece e sabe que eu sempre quis o melhor para nossa terra”, concluiu.