Por volta das 09h53 deste domingo(03.10) na altura do nº 1460 da rua Cora Coralina, bairro Alto Alegre em Vilhena/RO a Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu propaganda eleitoral irregular(santinho) e a quantia de R$2.950,00 em dinheiro e cheque, prendendo em flagrante um casal, por crime eleitoral de “boca de urna”.
Durante a realização da Operação Eleições 2010, Policiais Rodoviários Federais lotados na 4ª Delegacia da PRF, que por determinação da justiça eleitoral, faziam o policiamento próximo ao Colégio Maria Arlete de Toledo, observaram que o senhor V. M. L. de 51 anos e a senhora F. D. M. de 53 anos demonstravam atitudes suspeitas. Os policiais abordaram o casal e durante revista pessoal, foram encontrados diversos impressos, popularmente conhecidos como “santinhos”, contendo foto e nome de candidata a Deputada Estadual por Rondônia, além de R$ 950,00 em espécie e 2.000,00 em dois cheques. O senhor V. M. L teria dito aos policiais que o dinheiro seria utilizado em uma viagem para Cuiabá/MT, apesar de portar um crachá de fiscal eleitoral de partido político.
Por estar configurando flagrante de crime eleitoral de acordo com o artigo 39, parágrafo 5º, inciso II da Lei Federal nº 9.504/97 (propaganda de boca de urna), os acusados receberam voz de prisão e foram encaminhados ilesos, juntamente com os valores (dinheiro e cheque) e material de campanha, ao Juizado Especial Criminal de Vilhena/RO.