Brasil precisa investir em transportes fluviais, afirma senador

Brasil precisa investir em transportes fluviais, afirma senador

Brasil precisa investir em transportes fluviais, afirma senador

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) solicitou que o Brasil melhore o transporte fluvial. Durante seu pronunciamento, realizado na manhã de sexta-feira, 09 de abril, o parlamentar comentou que a região norte, em especial Rondônia, tem uma extensa rede fluvial.
 
“O Madeira é um exemplo do potencial hidroviário explorado economicamente. Diariamente, grandes cargas de combustíveis, grãos, produtos de estação vegetal e manufaturados circulam entre Manaus, no Amazonas, e Porto Velho, em Rondônia. A facilidade de transporte no rio Madeira apresenta uma verdadeira ligação direta de Rondônia com o oceano Atlântico”,salientou.
 
Acir afirmou que Rondônia precisa de investimentos na infraestrutura fluvial, com portos nas regiões de Calama, São Carlos do Jamari, Cai N’água, em Porto Velho, em Guajará Mirim, em Costa Marques e em Pimenteiras. “Os Canais fluviais são um presente recebido pelo Estado de Rondônia pela mãe Natureza”, afirmou Gurgacz.
 
O parlamentar destacou que Rondônia está inserida na região brasileira que tem a maior extensão de rios navegáveis do País. “Temos na Região Norte 65% de toda malha aquaviária brasileira. Toda economia rondoniense tem a ganhar com a implantação de portos fluviais, inclusive o turismo, aumentando assim a qualidade de vida de nosso povo rondoniense”.
 
Apartes
 
Durante o discurso do senador Acir Gurgacz, os senadores Jayme Campos (DEM – MT) e Mozarildo Cavalcanti (PTB – RR) aproveitaram a oportunidade para comentarem também sobre as vantagens do transporte fluvial.
 
Jayme Campos declarou que “o Governo não tem tido a preocupação no sentido de saber que o transporte hidroviário é o transporte mais barato do mundo”. Campos afirmou que o Congresso Nacional, junto com o Poder Executivo, precisa investir no transporte intermodal (rodoviário, hidroviário e ferroviário), que reduzirá os custo na comercialização de produtos da região norte e centro-oeste do país.
O senador Mozarildo, por sua vez solicitou que o governo federal de prosseguimento à BR -319 que ligará Manaus a Porto Velho. “Essa rodovia é muito importante não só para Rondônia, ou para o Amazonas, é importante para o meu Estado de Roraima, que é o extremo norte do Brasil. Nós, hoje, não somos interligados pela via rodoviária com o resto do Brasil, somos só até o Amazonas”, explicou Cavalcanti.
 
Ao final, Gurgacz declarou que o Brasil precisa melhorar o setor de transporte, mas não poderá desrespeitar o meio ambiente, como em alguns Estados do sul e sudeste, que fizeram isso e hoje sofrem com os desastres naturais, como por exemplo, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina em 2008.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS