Garçon destaca atuação do MPF contra a cobrança de taxa para expedição de diploma

Garçon destaca atuação do MPF contra a cobrança de taxa para expedição de diploma

Garçon  destaca atuação do MPF contra a cobrança de taxa para expedição de diploma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Deputado Federal Lindomar Garçon(PV) destacou a atuação positiva  do Ministério Público Federal (MPF)  em Rondônia que obteve uma liminar proibindo as faculdades particulares de cobrarem taxas adicionais para fornecer diplomas aos seus alunos.
 
Segundo o MPF, as faculdades estavam repassando aos formandos a 'taxa de serviço' cobrada  pela  Universidade Federal de Rondônia (Unir) para registro do diploma no  Ministério  da  Educação (MEC). Entretanto, uma resolução do Conselho Federal de Educação prevê que o diploma está  inserido  no rol de serviços prestados e pagos por meio da mensalidade. A Justiça  Federal   considerou, portanto, a cobrança ilegal e determinou a suspensão da cobrança da  taxa do diploma.
 
Garcon relembra, que sempre lutou contra a cobrança dessa taxa e cita que em maio de 2007, apresentou projeto de lei, Nº 1188/2007, que hoje está em tramitação na Câmara Federal proibindo a cobrança de quaisquer tipos de taxas ou contribuições, para  a  expedição de diploma ou certificado definitivo, referente a qualquer nível de ensino, em instituições públicas ou privadas. O projeto está  aguardando  aprovação da Câmara Federal.
 
Segundo o parlamentar, a cobrança  da taxa para expedição de diploma configurar-se como um abuso, já  que  as  mensalidades pagas pelos estudantes incluem as despesas operacionais  para a confecção do diploma universitário.
 

Está de parabéns o MPF pela decisão que tomou em não permitir mais a cobrança dessa taxa, pois entendemos que não é justo o acadêmico pagar 4 ou 5 anos de mensalidades e no final do curso ainda ter que arcar com custos para  validar  sua formação, destaca o deputado.

 

Estamos confiantes na aprovação de nosso projeto, que ao se tornar lei,  vai    beneficiar  milhares de estudantes em todo o país e reparar um dos  abusos praticados  contra a classe estudantil deste país,ressalta Garçon.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS