Reeleição não, OAB para todos os Advogados - Por Pedro Origa Filho*

Reeleição não, OAB para todos os Advogados - Por Pedro Origa Filho*

Reeleição não, OAB para todos os Advogados - Por Pedro Origa Filho*

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Estamos às vésperas da eleição na Seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Confesso que fiquei surpreso com artigo publicado em site, onde o Ilustre advogado Ivan Machiavelli, pessoa a quem tenho muito apreço, defende a idéia de que o atual presidente da OAB/RO Hélio Vieira “deveria disputar a reeleição em virtude do importante trabalho que está desempenhando.”
 
Primeiramente não discuto que há um importante trabalho sendo desempenhado frente a Instituição, no entanto, esse trabalho é de todos, não apenas do Presidente, mas também dos Diretores, Conselheiros, membros da comissões e etc. E, no mais, não iniciou agora.
 
Trabalhei na campanha e apoiei tanto o então candidato Orestes Muniz que veio a ser Presidente, quanto o então candidato Hélio Vieira, atual Presidente e uma das promessas dos então candidatos era exatamente não serem candidatos a reeleição.
 
Essa promessa, não era idéia apenas dos então candidatos, mas também dos demais advogados que apoiavam e simpatizavam com o grupo que pleiteava a direção da Instituição.
 
Lembro-me, quanto emocionante eram os discurso do então Presidente Orestes Muniz que se colocou totalmente contra a reeleição e propagava pelos quatro canto do Estado que “a Administração da Ordem deveria ser como um revezamento, caberia ao Presidente exercer seu mandato com dignidade e após o termino passar o bastão para frente, permitindo que outro advogado viesse a exercê-lo.”
 
O fato do atual Presidente Hélio Vieira ter “relutado em aceitar” ser candidato a reeleição, engrandece o mesmo, pois uma das primeiras promessas feita pelo então candidato Helio Vieira era exatamente não se candidatar a reeleição, promessa que teve apoio maciço dos advogados e deve ser cumprida.
 
A alternância no poder deve ser constante, pois somente dessa maneira conseguiremos aperfeiçoar nossa Democracia que ainda engatinha.
 
Não tenho dúvida de que “a gestão de Hélio Vieira à frente da OAB Rondônia foi importante”, assim como a gestão de todos os ex-presidentes da Instituição e por essa razão entendo que outros advogados, com a mesma vontade, devem submeter seus nomes à apreciação da classe, de forma altaneira e propositiva, evitando a perpetuação de uma só pessoa no Poder.
 
Inaceitável, em qualquer circunstância, é a tentativa de perpetuação no Poder por quem quer que seja.
 
Em Rondônia somos hoje mais de 4.500 (quatro mil e quinhentos) advogados, dentre os quais certamente existe outro colega em condições de ocupar tão honroso cargo.
 
Três anos de mandato no exercício da Presidência é tempo mais do que suficiente para cumprir as propostas e compromissos assumidos.
 
A reeleição na OAB é descabida e fora de propósito, principalmente pelo fato da Instituição repudiar e criticar veementemente a reeleição dos Chefes dos Executivos Federal, Estaduais e Municipais.
 
Não tenho dúvida que os advogados Gilberto Piselo, Romilton Marinho, Carlos Alberto Mesquita, Rochilmer Filho, Juraci Jorge, Lerí Silva, Raul Fonseca, Douglacir Sant’Ana, Ney Leal, Clayton Zanoti e o próprio Ivan Machiavelli, dentre outros são credenciados a pleitear a Presidência da casa.
 
Não podemos frustrar e muito menos obstruir o surgimento de novas lideranças. A defesa da alternância no Poder é a forja de novas lideranças e o repúdio reeleição é a correta postura de um líder.
 
Candidatar-se à reeleição é típico dos lideres autoritários e centralizadores que não encontram alternativas viáveis à própria sucessão, fazendo existir um vácuo e por isso aceitam a missão de ser reconduzido para a permanência do grupo político interno.
 
Então, conclamo todos os advogados, JOVENS e ANTIGOS, a dizerem NÃO À REELEIÇÃO.
 
*Pedro Origa é advogado ex-membro da OAB jovem.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS