Expedito Júnior volta a cobrar transferência de funcionários de RO para a União

Expedito Júnior volta a cobrar transferência de funcionários de RO para a União

Expedito Júnior volta a cobrar transferência de funcionários de RO para a União

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cumprindo sua promessa de subir todos os dias à tribuna para pedir a federalização da folha de salários do então território de Rondônia, o senador Expedito Júnior (PR-RO) voltou a discursar sobre o assunto nesta terça-feira (11). Leu manifesto de servidores estaduais que acompanhavam seu pronunciamento das galerias. Os sindicalistas estão visitando todos os líderes partidários na Câmara dos Deputados, onde está parada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 483/2005, que transfere para a União o pagamento dos salários dos funcionários do então território, mesmo tratamento dado a todos os territórios que se tornaram estados por determinação da Constituição outorgada em 1988.
Expedito Júnior voltou a cobrar do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMB-SP) a colocação da PEC na pauta daquela Casa. A proposta, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), foi aprovada no Senado, "mas, infelizmente, encontra-se paralisada na outra casa, adormecida nas gavetas", disse o senador. O parlamentar rejeitou os argumentos dos que alegam que a PEC precisa ser discutida com os ministros do Planejamento e da Fazenda ou até com o presidente da República. Expedito Júnior entende que esta é uma responsabilidade do Congresso.
O senador observou que a matéria, se aprovada, permitirá a economia de R$ 30 milhões ao estado de Rondônia, dinheiro que poderia ser usado em investimentos em segurança pública, educação e saúde.  - Na conversa que eu tive com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pouco antes do processo de eleição da Mesa, ele me disse que já estava querendo discutir a transferência para a esfera federal das despesas com os servidores municipais do Amapá. E nós ainda estamos de pires na mão pela transferência da folha dos servidores estaduais - lamentou.
Assinaram o manifesto em prol da aprovação da PEC 483/2005 pela Câmara os presidentes de vários sindicatos de servidores públicos, entre os quais os da saúde e da educação. Expedido Júnior disse que a PEC já cumpriu todos os trâmites necessários a sua votação na Câmara e prometeu "uma manifestação pacífica" dos servidores públicos estaduais de Rondônia, no início de setembro, caso a matéria não seja votada ainda em agosto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS