POLÍTICA & MURUPI - Por Leo Ladeia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Frase do dia:
"O PSDB trata o PT como quem acredita que se der alface, o leão vira vegetariano. Quando abrir a jaula, o animal engole o dono sem cerimônia." – Ronaldo Caiado do DEM e da bancada ruralista, aliado natural do PSDB.
01 – Vida inteligente na sacristia
"O uso do preservativo é algo que merece reflexão. Na doutrina bíblica a vida tem de ser preservada sempre. Mas se você vai fazer algo errado, que pelo menos proteja a outra pessoa para se evitar um mal maior". As palavras são do bispo católico, José Maria Pires arcebispo emérito da Paraíba, já aposentado, 90 anos de idade e bastante lúcido. Homens como Dom José Maria nos fazem acreditar que um dia a igreja católica, sem deixar de lado os seus dogmas, passe a olhar seu rebanho sem a dicotomia do pecado e virtude. Para os que crêem, Cristo se fez homem para vivenciar como tal a essência e a carência humanas.
02 – Frigorífico: um mal menor
Aprendi com Nelson Rodrigues que “toda unanimidade é burra” e com Ulisses Guimarães que "em política nunca pode se estar muito longe que não possa se aproximar, nem tão próximo que não possa se afastar". Talvez calejado pelos meus quase 60 anos, desconfio das verdades absolutas publicadas e não contestadas e saio fuçando. O blog do Marrocos – http://aasmn.blog.uol.com.br – traz uma análise interessante sobre o caso do frigorífico que teria originado uma reação desproporcional da Sedam cassando de forma intempestiva a tal licença para a Usina de Jirau. A verdade sobre o fato comporta outras leituras e o confronto, apenas afasta interessados. O título do artigo é “Sustentabilidade” e vale a pena a leitura.
03 – Aliança espúria
A notícia é “remake”. Sebastião Comte, presidente da Apro já bate nessa tecla desde antes da invasão de União Bandeirantes. Agora a PF detectou uma "aliança informal" entre os sem-terra e madeireiros
04 – Inventando uma nova guerra
Enquanto não aparece um inimigo real, daqueles para esmagar com seus tanques e jogar bombas, o “sargentão” Hugo Chaves, dá vazão a seu instinto belicista com um “forfaith” para tirar a tranqüilidade dos seus adversários. Guerra particular interna, um tanto assim virtual e dentro de uma “pseudo-legalidade”. A ação começa com uma lei ditada pelo títere, aprovada pelo “seu” congresso, antes da instalação do teatro de guerra. Depois o famoso “xá cumigo”.
A tomada de aeroportos, portos, ferrovias e estradas está sendo feita dentro da legalidade. Os governadores de oposição ficarão sem a renda de impostos. Sem imposto, sem serviços e adiante sem votos. Democracia do garrote, via para o socialismo bolivariano “by Chávez”.
05 – Por debaixo dos panos
Mais uma vez a imprensa pauta o Senado. Lá vai o “Marimbondo de Fogo” apagar o próprio. O Globo revelou a maracutaia grosseira. Para burlar a lei anti-nepotismo, a parentela abriu uma brecha no muro e entrava pelas empresas prestadoras de serviços ao “clubinho”. Coisa de pouca monta é verdade. Somente 90% dos funcionários terceirizados têm ligações com os senadores, diretores e/ou outros servidores do Clube Recreativo, Social e Beneficente Senado Federal. “Sarney precisa dar um basta nisso, caso contrário não vai conseguir mais administrar a Casa”, disse Demóstenes. “Cada dia pipoca uma coisa diferente. Está na hora de uma auditoria na instituição, porque isso já está beirando a galhofa. É preciso abrir esses porões e deixar entrar ar puro. Chegou a hora de Sarney agir para preservar sua biografia”, disse Artur Virgílio. “Quem mandou votar no homi”, disse o Zé de Nana. E eu só digo... Vixi!
06 – Minc de novo e vitaminado
Vem aí mais um campeão de chiadeira, ampla geral e irrestrita. O Ibama que ainda mantém de pé a Operação Arco de Fogo inicia hoje a Operação Arco Verde, para combater o desmatamento na Amazônia e criar alternativas econômicas sustentáveis para a região. Estão previstas 300 ações de repressão, o que representa um acréscimo de 50% sobre as ações de 2008, de acordo com informações do coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo. O aparato envolve a participação de 14 ministérios, além da Casa Civil. E dentre as medidas previstas para reduzir o impacto econômico das operações está o pagamento de seguro-desemprego aos que perderem o “trampo” nas serrarias. Mas, e agora onde vão enfiar o discurso de que serraria fechada acaba com a economia local?
07 – Por falar em chiadeira...
O sempre antenado Zé Carlos de Sá no blog Banzeiros informa que apenas uma empresa do estado do Amazonas fez a caução para participar da construção do terminal hidroviário do Cai N’Água. Dia desses um sindicato tacou a boca no trombone alegando discriminação por não participar de uma obra e no final foi o fiasco. Outro dia a chiadeira ficou por conta da compra de madeira e contratação de mão de obra e empresas para fazerem – pasmem – alojamentos para a Usina de Jirau. Por sorte dessa vez a empresa é do Amazonas. Imagino o que seria se fosse do Acre. Seria culpa do Sibá. Falando nele o Zé alerta que a troca de um Jesus local por um do Amazonas, não é culpa do Sibá. Mas vai ter chiadeira. Ora se vai.
08 – Batendo na tecla da violência
Porto Velho está espantada e cercada pela violência. Já são 26 homicídios em dois meses e meio, sendo 19 na Zona Leste. Não sou um especialista no assunto mas é certo que desde que começamos a abordagem do fato, a única nota que saiu da Sesdec foi uma dizendo que os índices haviam diminuído. Conversando com policiais –civis e militares – que estão na linha de frente fica patente que o governo atual foi o que mais investiu na segurança, tanto no aumento do efetivo quanto na aquisição de materiais e instalações. A outra constatação é que falta política pública de segurança. O número de homicídios aumenta e possivelmente os outros crimes também, sem que se tenha notícia de que algo diferente do dia a dia esteja sendo feito. As peças estão postas no tabuleiro mas, falta um enxadrista que saiba jogar.
09 – FeBeACon
Com tanta coisa grande por fazer e o Congresso se apequena. E a família Sarney fazendo escola... A líder do governo no Congresso, Senadora Roseana Sarney, utilizou-se da cota de passagens aéreas do Senado para custear o transporte de sete pessoas de São Luís até Brasília no penúltimo fim de semana. Do grupo faziam parte amigos, parentes e empresários do Maranhão como sua cunhada, Teresa Sarney, esposa de Fernando Sarney, investigado junto com a mulher pela PF, na Operação Boi Barrica, que descobriu que Fernando Sarney usou uma passagem da cota do deputado Abicalil para mandar o amigo e funcionário do Senado Marco Antônio Bogéa de Brasília para São Paulo. A PF estava de olho no conteúdo da mala levada por ele ao apartamento do filho do Sarney. Cá p’ra nós, é puro achincalhe.
10 – Campanha eleitoral
Dilma Roussef está com toda a pinta de candidata e dentro da lei age como tal, dizendo que gosta da idéia mas que o momento é de se pensar na crise e trabalhar duro. Do outro lado a eterna disputa no ninho tucano: Aécio e Serra viajam pelos estados, agem como candidatos e negam que sejam candidatos pois não é hora de se falar sobre o assunto. Até para provar, o partido entrou com uma representação contra Dilma Roussef que faz o que ambos fazem: campanha eleitoral. A justiça negou provimento, ou seja todos podem fazer o que quiserem, mas não podem se declarar candidatos. Tudo o que não é proibido é permitido todos dirão que são pré-candidatos até a convenção partidária. E a ceguinha da balança no faz de conta
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!