“Dilma Presidente” tem já blog oficial e mais de mil comunidades de apoio no Orkut - Por Paulo Queiroz

“Dilma Presidente” tem já blog oficial e mais de mil comunidades de apoio no Orkut - Por Paulo Queiroz

“Dilma Presidente” tem já blog oficial e mais de mil comunidades de apoio no Orkut - Por Paulo Queiroz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Política em Três Tempos
 
 
1 – DILMA NO AR
 
Pelo menos até onde a vista alcança, andam para lá de turbinadas as providências de toda ordem objetivando consolidar o nome da ministra Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, como candidata preferencial do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), do próprio PT e da base aliada (nessa ordem) à Presidência da República em 2010.
 
No que diz respeito a Luís Inácio, não é preciso sequer acrescentar coisa alguma, porquanto a idéia de fazer da ministra uma candidata é uma invenção mesma do ex-metalúrgico. Quanto ao PT, as resistências iniciais degradaram-se em reticências e estas em admissões tácitas, embora ainda circunscritas a parte da burocracia. E na base aliada ninguém reclamou quando Lula disse em Roma, em novembro, que ela “poderá ser escolhida pelos partidos da base inclusive, não apenas pelo PT”.
 
Na avaliação de Lula, a ministra terá chance de viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto se encerrar o ano de 2009 com um percentual entre 15% e 20% de intenções de voto nas pesquisas sobre o primeiro turno da sucessão. Nada obsta. Justamente no ano que está começando é que Lula e Dilma deverão colher a maior parte dos "frutos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC)", como gosta de dizer o presidente. Leia-se: uma agenda pública com inaugurações e resultados que poderá dar à ministra uma visibilidade política maior do que até então, quando nada porque será “a mãe do PAC” que estará na ribalta.
 
Na estimativa dos analistas, com um cacife mínimo de 15% Dilma deverá também vencer a resistência da máquina petista ao seu nome. Que, como se disse, já não é tanta quanto se imaginava, porquanto até o presidente do PT, Ricardo Berzoini, agora não demonstra grandes hesitações ao afirmar que o nome da ministra é o mais indicado para a sucessão do presidente Lula. O anúncio oficial do partido, no entanto, só deverá tornar-se de domínio público no encerramento do 4º Congresso Nacional do PT, previsto para março do ano que vem.
 
2 – BLOG ANTENADO

 

Mas pelo que análises recentíssimas estão indicando a partir do processo que culminou com a vitória de Barack Obama nos EUA, nem o apoio desabrido de Lula, nem as tácitas admissões petistas e nem muito menos as atitudes conformistas da base governista poderão desempenhar um papel tão importante na caminhada de Dilma Rousseff rumo à rampa do que a iniciativa que desde o final do ano passado está angariando apoios à empreitada da ministra por intermédio da Internet.

O que ainda em novembro era apenas um blog “Dilma Presidente – O Portal Oficial dos Amigos e Amigas da Dilma Rousseff” (dilma13.blogspot.com), no momento em que estes espasmos eletrônicos estavam sendo digitados já havia parido mais de mil comunidades no Orkut e se reproduzido por um sem número de outros blogs, todos, como menor ou maior intensidade, engajados na proposta presidencial que prevê a ministra como candidata.

 

Numa visita rápida, percebe-se que o blog é antenadíssimo, agressivo e inteligente. Assinam como editores a senhora Jussara Seixas e o “jornalista Daniel Pearl”. Jussara Seixas é figura carimbadíssima no mundo da blogsfera tapuia, titular de um – “Por um Novo Brasil” (http://por1novobrasil.blogspot.com) - que parece ser o carro-chefe de uma pá de outros na mesma linha, todos tecendo loas ao governo Lula e engajados numa defesa mandibular de tudo que possa provir do PT.

Não é certo que o nome corresponda a uma pessoa, de fato, se é o pseudônimo de alguém ou se é um nome por intermédio do qual opera uma equipe de petistas. Num post aí, Jussara Seixas diz que Jussara Seixas não é jornalista.

 

O outro é, com certeza, um pseudônimo, embora um jornalista com esse nome, Daniel Pearl, tenha existido. Era chefe da sucursal do sul da Ásia do “Wall Street Journal” e foi sequestrado em Karachi (Paquistão), em janeiro de 2002, quando tentava entrevistar militantes islamitas. Depois de vários dias no cativeiro, foi decapitado e a cena da morte foi gravada. Mariane, a viúva de Pearl, foi à luta e conseguiu das autoridades paquistaneses que predessem e julgassem os sequetradores – um foi condenado à morte e dois à prisão perpétua. A história dela rendeu o filme “O Preço da Coragem”, estrelado por Angelina Jolie.

 

3 – NA DIANTEIRA

 

Noves fora essas dissimulações comuns no mundo dos blogs - onde se misturam indistintamente espaços assumidos por profissionais renomados, pessoas sérias em busca de reconhecimento (escritores, poetas e artistas), mas também gente sem um pingo de juízo ou uma nesga de caráter -, o portal da Dilma cumpre a contento o que promete, o que coloca o projeto da ministra na dianteira de todos os possíveis concorrentes. Não é pouca coisa.

Como se acabou de constatar, a Internet teve um papel central na eleição de Barack Obama. Conforme revelou o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Virgílio Fernandes Almeida (“Folha de S. Paulo”, 20.01), a Internet mostrou-se tanto mais fundamental na campanha de Obama porquanto as tecnologias das redes permitiram uma arrecadação recorde de dólares, por meio de pequenas doações de milhões de eleitores, contrapondo-se às campanhas tradicionais, com pouco doadores de grandes somas financeiras, em geral empresas e lobistas. “A ação multiplicadora das redes sociais, formadas pelas ligações entre pessoas, entre amigos, foi inteligentemente usada para conectar eleitores e recursos na campanha de Obama”, considera Almeida.

No penúltimo mês de campanha, Obama arrecadou 150 milhões de dólares, a uma média de 86 dólares por doação. Foram 1,7 milhão de doadores apenas em setembro, dos quais 630 mil eram novos doadores. Uma forma nova de comunicação, marcada pela interatividade, pela participação dos eleitores, tornou-se viável através das novas tecnologias da internet como YouTube, Facebook, MySpace, blogs e outras redes sociais.

De modo que, a combinação de mídia - TV, celulares e internet - desponta como uma estratégia nova nas campanhas políticas, principalmente na definição da imagem dos candidatos no imaginário coletivo. Por causa da grande parcela de população jovem no Brasil, da completa popularização dos celulares e do crescimento acentuado do número de usuários da internet em todas as classes sociais, pode-se antever o papel-chave das novas tecnologias nas próximas eleições, em particular na eleição presidencial de 2010. Assim, se quem parte antes, chega primeiro, a ministra Dilma já está com um bom naco de caminho andado.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS