Camurça ganha novamente direito de resposta para falar quem é o “pai” da maternidade

Camurça ganha novamente direito de resposta para falar quem é o “pai” da maternidade

Camurça ganha novamente direito de resposta para falar quem é o “pai” da maternidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pela segunda vez, o ex-prefeito de Porto Velho, “Carlinhos” Camurça, ganhou na Justiça Eleitoral direito de reposta para falar a população sobre a Maternidade “Mãe Esperança”, durante a propaganda eleitoral do candidato a reeleição Roberto Sobrinho. Assim como a liminar da juíza da 20ª Zona Eleitoral, o juiz da 6ª Zona, Raduan Miguel Filho deferiu o recurso concedendo ao ex-prefeito tempo mínimo de 1minuto no horário das 15h30 às 16h30 durante a programação da televisão.
Camurça alegou que Roberto Sobrinho falava inverdades ao afirmar que é o responsável pela construção da maternidade, pois na verdade, a obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Chiquilito Erse, e que assim que assumiu o cargo de prefeito deu continuidade às obras.
Sustentou ainda que, ao manter a propaganda, Roberto Sobrinho descumpria decisão judicial pois a mesma questão já foi objeto de outro processo referente a outra inserção com data diferente.
Na defesa, o candidato a prefeito apresentou nas preliminares  incompetência em razão de prevenção do juízo da 20ª ZE que havia decidido pelo Direito de Resposta no primeiro processo e também ilegitimidade de Camurça, pois cabia tão somente ao ex-prefeito Chiquilito Erse, já falecido, reclamar da autoria do projeto da maternidade.
Porém o juiz da 6ª ZE afastou as preliminares e acolheu o pedido de Camurça, citando inclusive trechos da decisão anterior do juízo da 20ª Zona “ (...) constata-se que em diversos trechos da propaganda veiculada (...) ROBERTO SOBRINHO sugere ser o único responsável pela construção da Maternidade Mãe Esperança, surgindo daí, o interesse do autor na condição de ex-prefeito de se manifestar no horário eleitoral gratuito para demonstrar ao eleitorado a inverdade da propaganda”.
O juiz Raduan Filho ainda lembrou mais um trecho da liminar da juíza da 20ª ZE em que citou “ a veiculação da propaganda afeta também diretamente a população que precisa saber dos reais fatos dos seus administradores para decidir com liberdade qual deles qual deles é o mais indicado para administrar sua cidade(...)”. A decisão foi publicada no átrio da 6º Zona na terça-feira (16).
Recurso no TRE
Questionando a primeira decisão da juíza da 20ª Zona Eleitoral do dia 06/09, a coligação de Sobrinho e o próprio candidato recorreram a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO). No recurso, pediam a reforma da liminar que proibia a coligação de utilizar propaganda da maternidade e a legitimidade do direito de resposta concedida ao ex-prefeito.
Em seu voto, o relator, juiz Élcio Arruda, reconheceu a legitimidade do direito de resposta concedida a Camurça pois na propaganda analisada, que foi ao ar no dia 05/09,  ficou clara que o atual prefeito e candidato a reeleição atribuiu-lhe, “em caráter de exclusividade a construção e o funcionamento da maternidade”.
“Como se vê, assumir sozinho a paternidade da maternidade “Mãe Esperança”,  Roberto Sobrinho conspurcou a verdade. Daí a legitimidade do direito de resposta”, cita o relator em seu voto.
Porém o relator  reformou a decisão da juíza que havia determinado que a coligação de Sobrinho deixasse de veicular qualquer referência à Maternidade. Com a reforma, Sobrinho pode falar da Maternidade desde que não credite-a como obra exclusiva de sua administração. O voto do relator foi acompanhado pela maioria da corte, na sessão de segunda-feira(15).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS