ARTIGO: Reação Social - por Valdemir Caldas

ARTIGO: Reação Social - por Valdemir Caldas

ARTIGO: Reação Social - por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

REAÇÃO SOCIAL Valdemir Caldas Manifestações de repúdio e ações judiciais começam a pipocar, aqui e acolá, contra a posse do deputado Chico Paraíba no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. O pontapé inicial foi dado por um grupo de acadêmicos do Curso de Direito da Uniron. Em ofício, enviado ao Ministério Público, os estudantes pedem a abertura de ação civil pública para brecar a posse de Paraíba. A iniciativa dos estudantes soou como melodia agradável aos ouvidos da sociedade, cuja paciência já anda saturada com o cometimento de tantas patifarias, conquanto haja quem considere mais importante apontar eventuais erros no texto produzido pelos alunos do que discutir, à luz da lei, da ética e da moralidade pública, as trapalhadas de que é acusado o parlamentar. A decisão da ALE foi uma bofetada na cara do povo. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça não podem deixar passar em brancas nuvens gesto tão nocivo quanto escarnecedor. É preciso proibir a posse de Paraíba, em nome da reputação ilibada, da moralidade e dos conhecimentos técnicos, econômicos e jurídicos, preceitos exigidos pela Constituição Estadual para quem ambiciona ocupar o mais alto posto na estrutura organização daquela Corte, depois do de presidente, é claro. Para decepção daqueles que, provavelmente, acreditavam que a Assembléia Legislativa havia mudado para melhor, depois da infausta administração Carlão de Oliveira, os resultados estão aí. A decisão final do imbróglio foi dada pelos deputados, mais pela avidez fisiológica do que mesmo pelo sentimento cívico autêntico de mudar a imagem da Casa, hoje, carbonizada no conceito da opinião pública. Não será, jamais, com atitudes dessa natureza, que vamos conseguir retirar o Estado do lodaçal fétido no qual a incompetência política nos enredou. O nanismo cívico de certos homens públicos rondonienses, responsáveis pela vivência política do Estado, não está em consonância com a magnitude dos anseios manifestados por sua população, que decidiu voltar às ruas para cobrar o retorno da dignidade aos costumes político-administrativos. A urdidura, orquestrada nos escaninhos do Poder Legislativo, que culminou com a escolha de Chico Paraíba para conselheiro do TCE, é uma afronta aos mais comezinhos princípios de justiça, um escárnio contra o presente, com graves conseqüências para o futuro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS