Vereador de Machadinho perde o mandato por Infidelidade Partidária

Vereador de Machadinho perde o mandato por Infidelidade Partidária

Vereador de Machadinho perde o mandato por Infidelidade Partidária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Francisco Sales de Oliveira dos Santos, da Câmara de Vereadores de Machadinho do Oeste, teve decretada a perda de seu mandato na sessão desta terça-feira (17). Na representação apresentada por Abrahão Vieira de Amorim, primeiro suplente do PMDB (partido de eleição do vereador cassado), Francisco Sales é acusado de ter saído deste partido, em 24/8/2007, sem justa causa, depois da data limite de 27/03/07, migrando para o PSB, aos 5/11/2007. O parlamentar argumentou que sua desfiliação está acobertada por justa causa, uma vez que há vinte anos milita na política e neste período esteve filiado ao PMDB, sendo que este partido não demonstrou interesse em apoiá-lo para o cargo de Prefeito, e sim outro candidato. Disse, ainda, que a representação foi formulada após o prazo legal. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável à cassação. O relator do processo, juiz Paulo Rogério José, entendeu que as alegações suscitadas pelo vereador não são o suficiente para afastar a infidelidade. A preliminar de intempestividade foi rejeitada. “Os fatos narrados pelo requerido fogem à hipótese de grave discriminação pessoal. A escusa alegada é a título de cobrança de uma maior atuação por parte do PMDB junto à administração municipal, sendo que este partido não dava a devida atenção ao requerido. Sustenta ainda o inconformismo com a possibilidade de coligação com o PTB, além de impossibilidade de sair como candidato à Prefeitura. Tais fatos não se equiparam a discriminação.”, constou em seu voto o relator. Os demais membros do Tribunal acolheram o voto do relator, decretando a perda do cargo do parlamentar do Município de Machadinho do Oeste-RO, ficando determinada a comunicação da decisão, após a publicação oficial, ao presidente e vice-presidente da Câmara Municipal do Município, para que emposse, no prazo de 10 (dez) dias o suplente apto a assumir o mandato. Ao juiz eleitoral da respectiva Zona, também será dada a ciência. OUTRO PROCESSO JULGADO O Tribunal ainda apreciou nesta sessão a representação n. 3524, cujo objeto era o pedido de cassação do mandato do vereador de Santa Luzia do Oeste-RO, Jurandir Oliveira Araújo. O requerimento de perda de mandato foi elaborado pelo Ministério Público Eleitoral. Constou que o parlamentar se desfiliou do PDT e filiou, em 29/9/2005, no PRP, partido do qual, posteriormente, desfiliou-se, em 3/10/2007, para ingressar, em 5/10/2007, no PMDB, em tese, sem justa causa. O relator do processo, juiz José Torres Ferreira, entendeu que o a representação foi ajuizada após o prazo legal constante na Resolução n. 22610/2007/TSE (disciplina a fidelidade partidária). Por isso, a considerou intempestiva, requerendo a extinção do processo sem julgamento do mérito. A Corte Eleitoral resolveu, por maioria, acompanhar o voto do relator.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS