FRASE DO DIA – "Se isso for confirmado, poderá se transformar no terceiro maior campo de petróleo do mundo" – Haroldo Lima, o boquirroto diretor geral da ANP, sobre uma descoberta não confirmada pela Petrobrás
Pauta política de 01 a 10
01-Ajustando o rumo da prosa:
A ministra Dilma Roussef, enviou ofício ao Senado aceitando a convocação do colegiado e pedindo a marcação da data da audiência para falar sobre o PAC e Usina de Belo Monte, no Pará. No texto, diz a ministra: “terei grande prazer em comparecer à essa conceituada Comissão do Senado Federal para tratar dos assuntos acima referidos”. Ou seja, falará sobre os assuntos pedidos na convocação. Se insistirem em algo diferente, como vazamentos de dossiês por exemplo, aí D.Dilma “limpa da área vaza na brachiaria”.
02-Vazando da conversa:
O ministro José Múcio, afirmou ontem que a ministra Dilma Rousseff só deve depor no Senado nos dias 30 de abril ou 6 de maio, data-limite para atender à convocação dos senadores pois a ministra "está com dificuldade de agenda ". Tradução apesar do prazer citado no ofício, D.Dilma sabe que será acuada para falar sobre o dossiê. A estratégia é dar tempo, deixar a PF investigar e esvaziar o assunto, independente do resultado. Sem dossiê, sobram PAC e palanque. José Múcio com a explicação e a nova data afastou o Romero Jucá da parada e assume as rédeas da situação, com a colega de ministério.
03-Boca aberta:
Despreparado para o cargo, Haroldo Lima, diretor geral da ANP, conseguiu um feito: desagradou a Lula, irritou a cúpula da Petrobrás e influenciou investidores ao fazer um anúncio não oficial da descoberta de um mega campo de petróleo, segundo ele a maior descoberta dos últimos 30 anos. A Petrobrás teve que ir a público a pedido da Comissão de Valores Mobiliários para dizer que somente após o final das avaliações sobre o potencial pode fala a respeito. O baiano Haroldo Lima conhece de petróleo. De ações da Petrobrás na bolsa, pode já ter ouvido falar, mas não faz idéia do que causou. Um mico numa loja de cristais.
04-Retrocesso inaceitável:
A decisão de que mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos pode ir para o espaço. A CCJ da Câmara vota hoje um projeto de decreto legislativo que suspende resolução do TSE, que definiu os critérios para a fidelidade partidária. Deputados governistas e oposicionistas indicam que são a favor de derrubar a decisão por entenderem que o TSE se sobrepôs às atribuições do Congresso. TSE deu um passo para a frente e o Congresso quer dar dois para trás. Legislam errado e em causa própria. Esse é um país que vai pra frente
05-A fome falou mais alto:
O mercado, o ente invisível detestado pelas cabeças estatizantes, quando livre de amarras resolve problemas tidos como insolúveis. A alta dos alimentos no mundo está obrigando os países a eliminar as barreiras protecionistas, a dor de cabeça da Rodada de Doha. Pelo menos 24 países já reduziram suas tarifas de importação, diz um relatório do Banco Mundial entre eles o Brasil. Não por acaso, um sorridente Lula em visita à Holanda, deitou falação sobre o assunto e garantiu: “inflação de alimento é uma inflação boa”. Babou!
06-De olho em 2010:
PSDB e DEM firmaram ontem um acordo: não a qualquer proposta que verse sobre alterações nas regras eleitorais em vigor. O medo é o tal 3º mandato de Lula. Mas a oposição acabou ao mirar em Lula, acertando dois tucanos de uma só vez, pois: Aécio e Serra tinham um projeto a sete chaves: eleito um dos dois, numa determinada hora quem estivesse no poder enviaria ao Congresso uma emenda pelo fim da reeleição e assim evitar que um ou outro não ficasse oito anos na fila presidencial. Um tiro no pé. Também onde é que já se viu um tucano dando tiro de espingarda?
07-Biocombustíveis na mira do mundo:
Sabe aquela foto do relator da ONU para a Alimentação, Ziegler, segurando um pão e um saco de arroz? É o início de uma campanha contra o biocombustível. Ele foi direto ao assunto: a produção em massa de biocombustíveis, como o etanol, configura crime contra a humanidade, pois o uso de terras férteis reduz as áreas destinadas aos alimentos aumentando a fome mundial. Mira no Brasil, mas o problema está nos EUA com seu etanol de milho.Ganha uma pamonha de milho e um litro de álcool, quem adivinhar quem vai pagar esse pato.
08-Vazando o vazamento:
Não é oficial, mas a base de dados montada no Planalto com gastos sigilosos da era FHC é um dossiê, parao delegado Sérgio Menezes da PF. A Casa Civil não teria um padrão técnico para o levantamento das despesas tucanas e não respeitou previsões relacionadas aos trâmites de documentos. O material foi vazado a conta-gotas para a imprensa, quando o governo tentava impedir a instalação da CPI da Tapioca. Mas, como tudo que envolve esse fato é um rolo só, a informação ainda não é oficial. Arqqive-se na pasta de “Vazamentos”.
09-Revendo um erro:
O STF poderá rever o processo de demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O próximo presidente do STF, Gilmar Mendes, propôs a discussão de alternativa à demarcação em faixa contínua e o ministro Celso de Mello se disse preocupado com a soberania nacional, já que a reserva pode tornar inviável o controle das fronteiras. Esse é o entendimento também das Forças Armadas se bem que não necessariamente do ministro da Defesa. A coisa toma corpo e Lula criou um grupo de trabalho, mas não admite rever a demarcação. Pura pressão das ONGs. Vamos ver no que vai dar o imbróglio.
10-Oxigênio para o gás:
Informações de dentro da Petrobrás dão conta de que o problema de Urucu não é a falta de gás ou petróleo e sim a decisão de se investir em prospecção em áreas onde os estudos apontam para a existência de imensas reservas, no litoral de São Paulo ao Espírito Santo. O anuncio da nova mega-descoberta confirma a direção tomada pela Petrobrás. Sobre a construção do gasoduto estou coletando informações, junto à Eletrobrás e Petrobrás. Gasoduto Já! CONTATO: leoladeia@hotmail.com