*A população de Costa Marques enfrenta momentos de dificuldades após deliberação da Superintendência Regional da Polícia Federal, que impede a comercialização de produtos com a Bolívia. A denúncia foi feita durante sessão plenária da Assembléia Legislativa, pelo deputado Jesualdo Pires, ao solicitar a imediata revisão desta medida por sacrificar milhares de pessoas.
*O deputado Jesualdo Pires leu da tribuna, uma petição encaminhada à Superintendência da Polícia Federal, através do advogado do comerciante Jhonny Villca Nunez, no qual é solicitada a revogação da aplicação do decreto lei 37 de 1966, que proibiu o livre comércio entre as fronteiras Brasil-Bolívia, na região da comarca de Costa Marques.
*Esclareceu o parlamentar que agentes da Polícia Federal, com apoio de policiais civis e militares, no último dia 08 de fevereiro, interditaram da relação comercial daquela fronteira, trazendo prejuízos incalculáveis às 13 localidades dos rios Itenez, Blanco e Machupo, que em razão da enorme distância dos centros bolivianos, são dependentes do comércio da cidade de Costa Marques para manter a sua subsistência.
*O deputado Jesualdo Pires lamentou que milhares de pessoas estejam impedidas de receberem os produtos de primeira necessidade, principalmente gêneros alimentícios.
*Ainda durante a sessão plenária, o deputado Euclides Maciel destacou a necessidade de se restabelecer o direito constitucional de ir e vir, e pediu a imediata revogação destes atos praticados pela Polícia Federal por penalizar brasileiros e bolivianos, além de se tratar de uma questão inquestionável, no caso do abastecimento de alimentos.