Golpe parlamentar - por Hamilton Lima

Golpe parlamentar - por Hamilton Lima

Golpe parlamentar - por Hamilton Lima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A sociedade brasileira em seu todo ainda não teve conhecimento da tentativa de golpe perpetrada por palamentares contra os trabalhadores. *Aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 13 de fevereiro, a emenda do senador Ney Suassuna ao Projeto de Lei 6.722 de 2005, diminui os poderes dos fiscais do trabalho. O sistema de trabalho permitia que um fiscal percebendo irregularidades nas empresas fizesse autuações, chamando os empresários para a responsabilidade e conseqüências jurídicas de seus atos. *Uma das situações mais graves denunciadas com certa freqüência pelos fiscais era a condição de trabalho escravo em fazendas, situação comum em locais de difícil acesso, como as matas do Pará, Amazonas, Rondônia e outros estados do Norte. Casos semelhantes também foram registrados no Centro-Oeste. *Nestas ocasiões os fiscais contavam com apoio de policiais e além de libertar os trabalhadores ainda resgatavam sua cidadania, fazendo com que empresários pagassem direitos e ainda respondessem por seus atos. *A nova forma de denúncia proposta na emenda faz com que apenas a atitude do empregado tenha validade, remetendo a responsabilidade ao sistema jurídico. *Em caso de alguém estar trabalhando em regime escravo, tem que fugir, denunciar às autoridades competentes, esperar o julgamento do caso, e se for do agrado do juiz responsável, aí sim teremos o processo de libertação e remuneração dos pobres diabos. Essa emenda poderia ter o apelido de pró-senzala, pró-corrente ou coisa semelhante. *Um projeto que libera os empresários de maior responsabilidade votado sem a menor consciência num país de dimensões continentais e recheado de bandidos disfarçados de empresários. Mais uma calamidade parida por gente que não representa o povo, eleita por um sistema indecente de qualificação política supostamente democrática. *Ainda bem que o resultado não é definitivo, pois esta indecência ainda precisa do aval do Senado e da aprovação presidencial. Ney Suassuna deve ser mais um dos representantes dos quase extintos coronéis da política nordestina e não surpreende um projeto desta natureza. *O que surpreende é a expressiva votação do projeto, 304 votos pró e 146 contra, mostrando que há mais representantes da opressão popular do que se temia no cenário nacional. *Quando se escrevem artigos questionando a legitimidade moral dos parlamentares eles reclamam, já que possuem a legitimidade legal. Seria melhor se além da legalidade eles fossem legais para o povo que supostamente dizem representar. *Hamilton de Lima e Souza *Professor universitário *VEJA TAMBÉM: * Câmara aprova emenda que diminui poder do fiscal do trabalho * CÂMARA DE VEREADORES - Processo de licitação de publicidade está em fase de elaboração
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS