*O novo presidente da República, a ser eleito neste domingo, será conhecido pelos brasileiros às 22h de hoje (21 horas em Rondônia) . A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que 90% dos votos válidos estejam totalizados até este horário.
*O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, deve proclamar oficialmente o resultado das eleições às 23h (22 horas em Rondônia) --quando o tribunal espera ter apurado 99% das urnas. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a expectativa é que o tribunal quebre novos recordes na rapidez das apurações.
*"Há um processo de melhoria contínua. No segundo turno, poderemos quebrar o nosso próprio recorde", disse. No primeiro turno, o TSE tinha recebido a totalização de 90% dos votos às 21h45. Como há segundo turno em apenas dez Estados para a eleição de governadores, além da eleição presidencial, o secretário acredita na rapidez do envio dos dados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
*Janino disse que o processo de apuração e transmissão será o mesmo do primeiro turno. Quando uma seção encerrar a votação, imediatamente os dados começam a ser enviados aos TREs e, em seguida, repassados à sede do TSE em Brasília.
*A expectativa do secretário é que os eleitores reduzam o tempo de votação nas cabines de 50 para 20 segundos --o que deve diminuir também o tempo dos eleitores nas filas das seções eleitorais.
*A exemplo do primeiro turno, o TSE vai divulgar o primeiro boletim parcial das apurações para presidente da República somente às 19h (18 horas em Rondônia) . A medida tem como objetivo assegurar que a votação tenha sido encerrada em todo o país, já que no Acre o fuso horário é de duas horas a menos em relação a Brasília.