Vereador que propôs “Moção” a Bispo já foi preso por crime contra o patrimônio público

Vereador que propôs “Moção” a Bispo já foi preso por crime contra o patrimônio público

Vereador que propôs “Moção” a Bispo já foi preso por crime contra o patrimônio público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Membros do Partido dos Trabalhadores compareceram em peso na manhã de ontem, 19 na Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena para acompanhar a entrega da “Moção de Apoio” ao Bispo da diocese de Ji-Paraná, D. Antônio Possamai proposto pelo vereador Mauro Bianchin (PT), popularmente conhecido como Mauro Bil. *Além dos petistas tradicionais que comparecem na cerimônia, o candidato à vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Fátima Cleide, Julio Olivar Benedito também participou da cerimônia. *Após os discursos houve um princípio de tumulto com manifestantes que discordaram de parte do pronunciamento que o bispo fez na tribuna que, a exemplo, do que fez no programa eleitoral na noite anterior, voltou a atacar o governador. *Mas o que era para ser uma festa por pouco não acaba em tumulto. Até por que se a intenção do vereador Mauro Bil foi homenagear o líder religioso pela sua luta contra a corrupção, como ficou claro nas justificativas apresentadas e que antecederam a entrega do título, a recente história do vereador não sugere ser ele o autor de matéria desta natureza. *Mauro Bil foi um dos onze Auditores Fiscais presos em 1998 a pedido do Ministério Público Estadual por prática de crime contra o patrimônio público. De acordo com as denúncias os auditores participavam de um esquema de desvios de dinheiro público (sonegação fiscal) em conluio com empresários e Bil era um dos que liderava a quadrilha na época. *O hoje vereador chegou a ficar preso durante oito meses na Casa de Detenção em Vilhena. Foi afastado das funções públicas, mas acabou absolvido por que o estado não recorreu do recurso. *De acordo com o processo nº 014.1998.001475-5 que apurou o envolvimento dos auditores fiscais nos crimes, além de Mauro Bil outros dez fiscais também foram presos. Alguns depois de alguns anos retornaram à atividade, outros simplesmente abandonaram o Estado. *Na época a quadrilha foi desbaratada pela hoje delegada fazendária Dra. Maria Mercês de Oliveira. Coincidência ou não, ela que disputou as eleições para a Câmara de Vereadores de Vilhena nas eleições passadas ficou na primeira suplência da coligação encabeçada por Mauro Bil que disputa nestas eleições uma vaga na Assembléia Legislativa e tem a delegada como principal cabo eleitoral que caso Bil seja eleito, ela assume a vaga na Câmara de Vereadores de Vilhena.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS