*A Comissão Especial Externa destinada a apurar e acompanhar as denúncias de corrupção que envolvem parlamentares e o governador Ivo Cassol(PSDB), de Rondônia, veiculadas no programa Fantástico, do dia 15 de maio, continua na próxima semana a oitiva de parlamentares, iniciadas na última terça-feira, em Brasília. Integram a comissão os senadores Demóstenes Torres(PFL-GO); Siba Machado(PT-AC);Amir Lando(PMDB-RO); Romeu Tuma(PFL-SP) e Augusto Botelho(PDT-RR). Na suplência está a senadora Fátima Cleide.
*Segundo a assessoria do senador Siba Machado, presidente da Comissão, na terça e quarta-feira próximas, pela manhã, os senadores irão se dedicar ao exame de fitas e documentos entregues por alguns dos parlamentares envolvidos, dentre eles o peemedebista Chico Paraíba.
*Na quinta-feira prestarão depoimentos os deputados Beto do Trento, Everton Leoni e Neodi Oliveira, os três únicos aliados de Ivo Cassol na Assembléia de Rondônia, integrada por 24 deputados. Neste mesmo dia está previsto o depoimento do ex-deputado federal Expedito Júnior, presidente regional do PSDB, acusado pelos depoentes de integrar esquema de desvio de dinheiro público através da empresa Condor. O deputado Marcos Donandon, que havia sido convocado para esta semana, mas justificou ausência alegando outros compromissos, também será ouvido.
*Na reunião de quinta-feira (16), dois deputados estaduais convidados a depor - Edison Gazoni e Chico Doido - negaram as acusações de que estariam cobrando propina do governador Ivo Cassol em troca de apoio ao Executivo. O depoimento do presidente da Assembléia Legislativa, Carlão de Oliveira, foi reservado, a pedido do deputado. Também prestaram depoimentos reservados os deputados Chico Paraíba e Edézio Marteli.
*Edison Gazoni, respondendo a questionamentos do relator da comissão, senador Demostenes Torres (PFL-GO), disse que teve encontros com o governador, mas "não para negociar emendas". Contou que foi da base de apoio ao governador, mas que não é mais, e garantiu que jamais autorizou o deputado estadual Ronilton Capixaba a fazer qualquer negociação em nome dele, Gazoni. Em fita veiculada pela Rede Globo, Ronilton cita Gazoni como integrante de um esquema de 10 deputados que receberiam propinas. Aos senadores Sibá Machado e Amir Lando, Edison Gazoni afirmou que provará sua inocência com ações judiciais, mas que "isso não resgatará o mal que as denúncias fizeram para a família e amigos". O deputado disse ainda que houve montagem na edição dos vídeos na TV.
*O outro depoente, deputado Chico Doido (PSB), contou que só esteve em reunião com Cassol junto com outros políticos. Afirmou que fazia parte do grupo que apoiou a eleição de Carlão de Oliveira, mas que não sabe nada de "pagamento por votos" para composição da Mesa. O deputado disse que nunca participou de conversações sobre pagamentos de votos e disse que votou mais "contra do que a favor" do governador.
_____