Fátima Cleide destaca denúncias contra governador no Senado

Fátima Cleide destaca denúncias contra governador no Senado

Fátima Cleide destaca denúncias contra governador no Senado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A senadora Fátima Cleide (PT-RO) comentou, nesta quinta-feira (16), reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre o governador de Rondônia, Ivo Cassol, publicada no último dia 12. De acordo com a matéria, a Polícia Federal teria um vídeo em que o governador aparece incentivando o garimpo ilegal de diamantes. Em outro trecho, caciques cintas-largas alertam Cassol de que poderia haver mortes em conflitos com garimpeiros. As imagens teriam sido gravadas sete meses antes do massacre de 29 garimpeiros na Reserva Roosevelt, em 7 abril de 2004. *- A fita foi gravada abertamente, em 4 de setembro de 2003, quando o governador pousou de helicóptero na reserva, sem autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai) - declarou a senadora, lembrando que Cassol negou por diversas vezes ter feito essa visita. Fátima Cleide afirmou que a gravação, além de mostrar o governador incentivando a garimpagem no local, também o exibe declarando conhecimento da prática de corrupção por parte de policiais; desacreditando as iniciativas e intenções do governo federal; e sugerindo aos índios vantagens na cumplicidade com exploradores ilegais e contrabandistas de diamantes. A senadora afirmou que os caciques cintas-largas, em depoimento à Polícia Federal, contaram que Cassol lhes pediu uma comissão de 2% sobre a produção ilegal de diamantes, em troca da instalação de máquinas de extração, estradas, escolas, postos de saúde e parceria na luta pela legalização do garimpo. *- Como os cintas-largas não aceitaram a proposta, o governador ordenou a retirada dos policiais que apoiavam o programa federal de proteção da reserva. Posteriormente, em abril de 2004, aconteceu a trágica morte dos garimpeiros que invadiram a Reserva Roosevelt sem autorização dos indígenas - disse. *Ligações escusas *A parlamentar recordou ainda que o doleiro Marcos Glikas, ao ser preso em março de 2004 com cerca de mil quilates de pedras extraídas da reserva, declarou ter a permissão de Cassol para contrabandear diamantes. *- E, em setembro, a Polícia Federal prendeu o contrabandista de diamantes José Roberto Gonsalez dentro da Reserva Roosevelt. Na ocasião, Gonsalez portava um crachá da Companhia de Mineração de Rondônia, que é presidida pelo chefe de gabinete do governador - acrescentou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS