Frente Parlamentar da Criança se mobiliza para aprovar projetos na Câmara

Frente Parlamentar da Criança se mobiliza para aprovar projetos na Câmara

Frente Parlamentar  da Criança se mobiliza para aprovar projetos na Câmara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente conseguiu agendar para o dia 18 de abril audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, com o objetivo de garantir da presidência da Casa a colocação em pauta de votação de cinco projetos de lei aprovados no Senado que tratam do enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, especialmente a exploração sexual. *“Desde o início do ano estamos tentando obter do presidente Aldo Rebelo o compromisso de dar prioridade à votação dos projetos que resultaram do trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual. Eles já tramitaram nas devidas comissões da Câmara, e aguardam inclusão na pauta de deliberações do plenário”, explica a senadora Fátima Cleide, integrante da Frente. *Três destes projetos foram encaminhados à Câmara no início de 2005, tão logo foram aprovados no Senado. O principal deles trata de produzir modificações importantes no Código Penal, legislação de 1940, uma delas alterando praticamente todo o conteúdo do capitulo denominado “Dos Costumes”, que passa a ser chamado “Dos crimes contra o desenvolvimento da sexualidade”. *“Neste projeto, que na Câmara recebeu o número 4850/05, foram eliminados muitos anacronismos existentes no Código Penal, antigo, que não acompanhou as mudanças produzidas pela sociedade. Um deles é a existência de um artigo que elimina a pena do agressor de estupro quando a vítima se casa com ele, ou quando o agressor arranja casamento para sua vítima. Isso será eliminado”, esclarece a senadora. *Este projeto também cria a figura do estupro de vulneráveis – pessoas portadoras de deficiência e menores de idade – e contempla novas tipificações para crimes que na época de elaboração do código não tinham presença marcante como hoje, como o tráfico de seres humanos e rede de exploração sexual para fins comerciais. *Outras alterações, segundo a senadora Fátima, são uma nova conceituação para estupro, ligado no Código à violência contra a mulher - “atualmente a violência contra meninos é classificada como atentado violento ao pudor” – e maior rigor penal contra familiares que cometem crimes contra a sexualidade. *No dia 19 de abril, um dia após a audiência com Aldo Rebelo, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente faz o lançamento do Manual de Formação e Ação para Frente Parlamentar e capacitação de assessores. *Maio *A mobilização prossegue no dia 16 de maio com a apresentação do relatório final da Comissão de Acompanhamento das Recomendações do relatório da CPMI da Exploração Sexual por meio de uma videoconferência nacional, com possível participação das frentes parlamentares estaduais. *No Dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual, está prevista uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, com a integração de parceiros que se dedicam ao enfrentamento do problema.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS