Promotores de Justiça debatem atuação nas eleições de 2006

Promotores de Justiça debatem atuação nas eleições de 2006

Promotores de Justiça debatem atuação nas eleições de 2006

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, e os Promotores de Justiça Eleitorais reuniram-se no Ministério Público Estadual com o Procurador Regional Eleitoral do Estado de Rondônia, Sílvio Amorim Júnior, e delinearam a maneira como irão atuar na fiscalização do pleito eleitoral de 2006. *Como neste ano serão eleitos Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senador da República e Presidente do Brasil, o encontro serviu como um amplo debate sobre questões envolvendo propaganda político-eleitoral extemporânea e indevida, captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e condutas vedadas aos agentes públicos, bem como nas situações que viabilizem a propositura de ação de investigação judicial eleitoral. *De forma dinâmica, os Promotores de Justiça colocaram diversas situações e fizeram questionamentos que configuram a antecipação de campanha eleitoral. O Procurador Sílvio Amorim Júnior detalhou todos os pontos da Resolução Eleitoral nº 01/2006 que definiu as atribuições extrajudiciais necessárias à instrução de fatos que possam ocasionar o ajuizamento de ações pela Procuradoria Regional Eleitoral, perante o Tribunal Regional Eleitoral. *Os participantes da reunião debateram com exatidão a propaganda eleitoral antecipada, a captação ilícita de votos, mesmo sem o registro da candidatura, o uso indevido dos meios de comunicação, o abuso do poder econômico, a contratação de formiguinhas para trabalhar com a obrigação de votar no candidato contratante, a prestação de contas dos candidatos, a impugnação de registros de candidaturas, e a questão do domicílio dos candidatos e a impugnação eleitoral. A Procuradoria Regional Eleitoral disponibilizará a todos os Promotores Eleitorais o banco de dados dos candidatos que irão disputar o pleito de 2006 para a melhor atuação e combate aos atos ilícitos nas eleições deste ano, e os Promotores poderão usar todos os instrumentos de atuação previstos na Lei Complementar nº 75/93 e na Lei nº 8.625/93, e instaurar procedimento investigatório eleitoral para apurar as condutas ilícitas, devendo notificar o Procurador Regional Eleitoral e o Procurador-Geral de Justiça a respeito de tal providência, bem como encaminhar o resultado das investigações à Procuradoria Regional Eleitoral para adoção das medidas cabíveis, com ciência do Procurador-Geral de Justiça.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS