CÂMARA - José Genoino mantém pressão e PT mineiro pede que Virgílio desista
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Segundo o presidente do PT, José Genoino, além do próprio Virgílio, apenas o deputado Ivo José não assinou a carta.
*"Vamos continuar insistindo para que ele desista até 14 de fevereiro (data da eleição). O PT vai ter um único candidato e vou trabalhar para que nossa relação com Virgílio não fique desgastada ou esgarçada", disse Genoino após se reunir com Greenhalgh e líderes petistas da Câmara nesta quarta-feira.
*Sobre os boatos de que a cúpula do partido estaria estudando uma punição ao candidato mineiro por descumprir a deliberação da bancada que escolheu Greenhalgh, Genoino disse que isso não está na pauta.
*"Na minha agenda não consta nenhuma medida administrativa contra ele. Não estou discutindo punição. Para mim, a palavra de ordem é diálogo e convencimento."
*O presidente da sigla disse também que considera "falso" o argumento de que a disputa interna é motivada por uma guerra entre o PT de Minas Gerais e de São Paulo. O atual titular da Câmara é de São Paulo, Estado que tradicionalmente tem mais poder político no Congresso Nacional.
*Virgílio deve oficializar sua candidatura nesta tarde. Está prevista uma entrevista coletiva para depois do lançamento. Os deputados José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Severino Cavalcanti (PP-PE) também concorrem à vaga.
*O movimento suprapartidário Câmara Forte, que apóia Virgílio, não cogita a hipótese de desistência e trabalha para fortalecer sua candidatura, enquanto a cúpula petista corre para conquistar votos a favor de Greenhalgh.
*Entre as bancadas, os líderes dos partidos manifestam dificuldade de emplacar o candidato oficial por haver o impasse interno dentro do PT. O prazo de 14 de fevereiro dado a Virgílio indica que essa divisão pode se manter até a votação, o que aumenta as chances de surpresas em plenário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!