Operação Barões do Filão é um desdobramento da Operação Mineração Obscura. Para acessar a notícia sobre a Operação Mineração Obscura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Operação Barões do Filão, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (28) com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao garimpo ilegal e crimes correlatos, como lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condição análoga à escravidão
Quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos em residências dos investigados, localizadas em Itaituba/PA, Novo Progresso/PA, Sinop/MT, Porto Velho/RO e Regeneração/PI. Também foi decretado o sequestro de bens e bloqueio de ativos até o montante de R$ 74.110.528,00, correspondente ao dano ambiental identificado. Em Porto Velho, o dono de uma locadora de veículos foi alvo da operação e teve armas e carros de luxo apreendidos.
A apuração teve início depois de levantamento de informações em campo, durante fiscalização no local denominado “Filão dos Abacaxis”, no interior do Amazonas, onde aproximadamente 50 trabalhadores foram resgatados em condição análoga à escravidão. Trata-se de uma das áreas de garimpo consideradas as mais rentáveis da América Latina.
O garimpo possuía um proprietário que administrava a região e arrendava “poços” de mineração a terceiros. Cada arrendatário arregimentava trabalhadores para a extração ilegal, utilizando cianeto e causando graves danos ambientais.
A Operação Barões do Filão é um desdobramento da Operação Mineração Obscura. Para acessar a notícia sobre a Operação Mineração Obscura.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!