PROIBIDO: Operação Vape combate a venda de cigarros eletrônicos em Porto Velho

Seu uso foi popularizado como uma alternativa para o cigarro convencional

PROIBIDO: Operação Vape combate a venda de cigarros eletrônicos em Porto Velho

Foto: PC/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Judiciária Civil, por intermédio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor – DECON/RO continua atenta na defesa dos consumidores da capital e na manhã dessa quarta feira (20/04/2022), deflagrou a Operação "VAPE", em parcerias com a Vigilância Sanitária Municipal e PROCON, visando o combate e a venda de cigarro eletrônico na capital portovelhense.
 
O alvo dessa operação policial foi o combate da distribuição, venda e propaganda dos chamados cigarros eletrônicos.
 
A Vigilância sanitária municipal vem trabalhando em parceria com a Polícia Civil com o objetivo de proibir a venda dessas mercadorias, pois, são proibidas conforme a Legislação a seguir: Lei Federal nº 6477/77, Código Sanitário Municipal Lei 1562/2003 e Resolução n° 46/2009/ANVISA que Proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico.
 
Art. 1º Fica proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo. Parágrafo único. Estão incluídos na proibição que trata o caput deste artigo quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico para fumar. RESOLUÇÃO 46/2009/ANVISA.
 
O VAPE é um tipo de cigarro eletrônico. Ele funciona aquecendo um líquido constituído por aromatizantes e nicotina, que então é inalado e exalado pelo seu usuário. Seu uso foi popularizado como uma alternativa para o cigarro convencional. 
 
A operação teve início no famoso camelódromo de Porto Velho, incluindo as lojas dos chineses e foi terminar em outras lojas da capital portovelhense.
 
RESULTADOS DA OPERAÇÃO
 
Ao todo foram apreendidos mais de 600 cigarros eletrônicos na capital, que totalizou aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil Reais) em mercadorias.
 
Foram aplicadas multas e notificações pelo PROCON e também pelo Departamento de Vigilância Municipal - DEVISA
 
Segundo a delegada de Polícia Civil Dra Noelle Caroline Xavier Ribas Leite, titular da DECON/RO: "Essa operação está apenas começando que as investigações continuaram e outros alvos serão visitados muito em breve, aguardem!!".
 
 As denúncias deverão ser encaminhas para Disque denúncia 191 da Polícia Civil ou para o whatssap para denúncia da PC/69 - 98418-7820 ou também para 151 do PROCON.

Galeria de Fotos da Notícia

PROIBIDO: Operação Vape combate a venda de cigarros eletrônicos em Porto Velho

PROIBIDO: Operação Vape combate a venda de cigarros eletrônicos em Porto Velho

PROIBIDO: Operação Vape combate a venda de cigarros eletrônicos em Porto Velho

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS