FEUDO - Presos durante operação são liberados pela Justiça

Funcionários do Sebrae de Rondonia, Fecomércio e empresários que tiveram prisões temporárias decretadas durante a operação Feudo, ocorrida no dia 11 de dezembro em Porto Velho, foram liberados pela Justiça.

FEUDO - Presos durante operação são liberados pela Justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Funcionários do Sebrae de Rondonia, Fecomércio e empresários que tiveram prisões temporárias decretadas durante a operação Feudo, ocorrida no dia 11 de dezembro em Porto Velho, foram liberados pela Justiça. São eles: PEDRO TEIXEIRA CHAVES (superintendente Sebrae-RO) , OSVINO JURASZEK (diretor de administração e finanças e vice-presidente da Fecomércio), CARLOS ALBERTO MACHADO DE FRANÇA (coordenador de projetos) e os empresários JOSÉ MIGUEL SAUD MORHEB e DEMERVAL JOSÉ DE AGUINELO.

 

DESVIO DE DINHEIRO E PECULATO

 

O promotor de justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), juntamente com o chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Ricardo Plácido Ribeiro e demais autoridades que integram a Operação Feudo, responsável por investigar esquemas de desvio de dinheiro, falsidade ideológica, associação ao crime, peculato e fraude em licitações no Sebrae, relataram em coletiva realizada no dia da deflagração da operação que do orçamento de aproximadamente R$ 29 milhões do órgão, 20% deste valor está sob investigação.

 

A investigação foi realizada pela força-tarefa composta por membros da CGU e MP-RO, por meio do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX/GAECO) e 5ª Promotoria de Justiça de Porto Velho.

 

A associação criminosa desviava dinheiro do Sebrae por meio de contratos direcionados para pessoas físicas e jurídicas que deveriam prestar serviços ou vender mercadorias ao órgão. As licitações eram fraudadas para que não houvesse competição real. O esquema era composto por mais de 20 suspeitos e utilizava mais de 10 pessoas jurídicas, entre elas instituições formalmente filantrópicas e empresas, algumas destas fantasmas ou registradas em nome de testas de ferro.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS