Mensagem de despedida da Direção Geral da Polícia Civil de Rondônia – Delegado Claudionor Soares

Mensagem de despedida da Direção Geral da Polícia Civil de Rondônia – Delegado Claudionor Soares

Mensagem de despedida da Direção Geral da Polícia Civil de Rondônia – Delegado Claudionor Soares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 “A Polícia Civil de Rondônia é a instituição responsável pela repressão da criminalidade, da violência e pela preservação dos direitos constitucionais do cidadão e da sociedade civil organizada”.
“Essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a preservação da ordem jurídica, da paz social, do regime democrático, do Estado de Direito e, com exclusividade, o exercício das funções de Polícia Judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, constituindo também, órgão essencial da atividade persecutória no combate à criminalidade e à violência”.
 O trabalho da Polícia Civil é expressivo, posto que, a rigor, atua-se após a ocorrência de uma infração penal, empenhando-se para a sua elucidação e repressão, contribuindo para a redução de sensação de impunidade.
 Vale relembrar que são princípios institucionais da Polícia Civil: a unidade, a indivisibilidade, a autonomia funcional, a unidade de doutrina e de procedimento, a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a hierarquia e a disciplina.
 Todos esses princípios encontramos estampados no Estatuto da Polícia Civil do Rondônia (Lei Complementar n. 76/93).
 Agora um princípio que não se encontra previsto no mencionado estatuto, quero crer por mero lapso legislativo, tem sido perseguido e ecoado por toda a Polícia Civil.
 Esse princípio é o da eficiência!
 Mesmo a par das incontáveis limitações quanto à falta de recursos humanos, materiais e outros.
Não vou me ater às mazelas, posto que já bastante conhecidas no nosso dia a dia.
Vou me ater aos bons resultados decorrentes da dedicação e eficiência dos policiais civis que compõe esta importante instituição para o cidadão rondoniense.
 Só para se ter uma ideia do que digo (e com muito orgulho!!!).
O trabalho árduo de todos, produziu o seguinte resultado:
 Mais de 4.500 autos em flagrante delito.
 Mais de 25.000 IPs intaurados.
 Mais de 17.000 IPs concluídos.
 Mais de 15.000 TCs instaurados.
 Mais de 1.000 mandados de busca cumpridos.
 Mais de 2.000 mandados de prisão cumpridos.
 Mais de 600 representações de prisões.
 Mais de 2.700 autos de atos infracionais instaurados e concluídos.
 Mais de 3.500 medidas protetivas requeridas.
 Mais de 1.200 armas apreendidas.
 Mais de 500 operações realizadas, todas, sem exceção, com resultados positivos.
 Poderia citar muitos outros indicadores positivos (apreensões de droga, laudos elaborados, carteiras de RGs expedidas, sindicâncias e processos administrativos concluídos, aumento da receita do Funrespol, etc)
 Agora, por volta das 16h00 de hoje (dia 23/04/12), tive uma reunião com o Governador do Estado, na residência dele, oportunidade em que ele me disse que foi procurado por uma comissão do MP, composta pelo PGJ (Dr. Héverton) e mais cinco ou seis promotores, os quais, segundo ele, chegaram como que com uma espada no peito, pedindo a minha exoneração.
 A alegação era a minha postura com relação ao MP (minha suposta contrariedade quanto à cedência de servidores ao CAEX/GAECO).
 Pois bem, sou realmente contrário às investigações de infrações penais pelo MP, via CAEX/GAECO, pois, ao ler o art. 144, CF não consigo visualizar o MP. Eu vejo o MP no art. 129, CF como “titular da ação penal” e não como órgão investigador.
 A criação do CAEX/GAECO e a cedência de servidores para serem comandados por promotores/procuradores, para mim, tem contornos de burla ao previsto na carta magna e indica verdadeiro direcionamento de investigações.
 Mas o fato é que a reunião terminou com o posicionamento do Governador no sentido de atender ao pleito da comissão do MP.
 Ao final, obtive o agradecimento pelo tempo que estive à frente da instituição policial civil.
 Não vou negar que estou bastante triste e decepcionado.
 Mas dirijo-me a todos que terão acesso a esse e-mail de que nesse momento não consigo avaliar se saio da direção de cabeça erguida ou desgastado.
 Uma coisa tenho certeza, fiz o melhor... mesmo ante a falta de tudo.
 Acredito que representei bem a PC dentro e fora do Estado e com isso fiz muitos amigos e, pelo visto, muitos inimigos.
 Não tenho ideia para onde irei, se ficarei na capital ou se retornarei ao interior, até porque para tomar a decisão a esse respeito tenho que consultar a pessoa que manda no meu coração, minha esposa.
 Sem ela a luta que foi ficar esses quase 14 meses frente a PC não seria possível, tamanhas dores de cabeça que enfrentei.
 Financeiramente, saio da direção pior do que entrei. Em Ariquemes era Delegado Titular a minha esposa assessora de Defensor Público. Ela teve que pedir exoneração. Para que eu buscasse um ideal. Uma polícia civil melhor!!!
 Nesse momento gostaria de agradecer individualmente a cada policial, independente de cargo, que me apoiaram muito na tentativa de impregnar uma nova postura da PC neste Estado.
 Mesmo temendo algumas injustiças, aí vão alguns nomes:
 Dr. FÁBIO – Regional de Vilhena – por ter aceitado o desafio e mesmo ante as pressões das mais diversas, manteve-se firme e é motivo de muito orgulho da PC no cone sul do Estado.
 Dr. ADILSON – Regional de Ji-Paraná – por ter suportado toda a sorte de agruras frente à PC de Ji-Paraná e que irá inaugurar na semana que vem o novo prédio da 2ª DP, retirando os policiais de um dos locais mais insalubres do Estado.
 Drª ANITA – Regional de Cacoal – apesar do pequeno tempo à frente da Regional e de conhece-la tão pouco, tem demonstrado um forte equilíbrio em suas decisões.
 Dr. MORARI – Regional de Rolim de Moura – líder nato e que vive no olho do furacão por posicionar-se a favor do que é certo e de uma polícia forte e independente. Um exemplo a ser seguido. A resposta da PC e da sociedade a respeito da sua permanência em RM traduz esse sentimento.
 Dr. SEBASTIÃO – Regional de Ariquemes - por ter voltado para casa após estar aposentado, somente para padecer (rs). E está de malas prontas para vir para a capital.
 Dr. RONALDO – Regional de Guajará Mirim – pela busca quase que incondicional pelo resultado. O meu conselho: melhore o trato com o ser humano e chegará muito longe.
 Dr. JEREMIAS – DEPOM – Na vestimenta ... um peão, mas para trabalhar um leão. Os conflitos de JIRAU não seriam o mesmo sem a sua presença (rs).
Dr. ELISEU – DPE – Meu superior quando era escrivão. O culpado de eu ter feito direito. Amigo pessoal, profissional polêmico (O Consupol que o diga.. rs), mas, que contribuiu sobremaneira no período em que fui diretor.
 Dr. LUIZ ROBERTO – DPI – Meu professor de direito penal na época da faculdade. Amigo e profissional que confio e em inúmeras vezes busquei conselhos ou direcionamentos em minhas decisões, mesmo sem ele saber. Muito obrigado!
 Drª LUCILENE – ACADEPOL – Mesmo sem nada, conseguiu avançar alguns passos na Academia. Lamento muito, do fundo do coração, de não ter dado condições mínimas para ver a Acadepol crescendo e preparando melhor nossos policiais. Mas, não foi por ausência de esforço, foi por falta total de recursos. Continue na luta!
 Drª WALQUÍRIA – Corregepol – Aceitou o desafio e pagou um alto preço por isso. A saúde. Eu te admiro bastante e afirmo que quando fui consultado a respeito de quem poderia assumir a direção, a minha resposta foi manutenção do Dr. TÚLIO ou o seu nome ou do Dr. SAMIR.
 Dr. OSMAR – DEI – Amigo pessoal e de militância (rs). Forte pensador e realizador da PC. Pessoa que faz diferença onde estiver. Com todo o respeito aos direitos anteriores do DEI. Agora podemos dizer que temos um DEI graças a forte atitude desse profissional. Além do que se a PC tem informações e divulgação de seus trabalhos é graças a esse companheiro.
 CÍCERO, FERNANDO, POLIANA, JOÃO, LUIZ CARLOS e FLÁVIO (DPTC). Eita departamento e institutos complicados...rs. Mas todos estão de parabéns pelo que fazem, visto que da mesma forma como os outros setores da PC, fazem muito sem um centavo de recurso. Obrigado mesmo...
 Esses, no mínimo pensaram que ficariam de fora:
 Dr. RICARDO – Esse foi o maior culpado de eu aceitar a direção da PC e por passar por esse momento (rs). Mas valeu a pena! Lamento muito por estar na mesma berlinda que eu...rs. Por sinal, eu e a PC inteira devemos muito a ti pelos avanços enfrentados. O meu reconhecimento.
 Dr. LAOILA – Por ter acreditado no GCCO. A luta continua. Vamos mostrar o motivo da criação do Grupo. Vamos fazer valer a pena.
 Dr. HÉLIO – DECSP – Por ter cumprido um ideal pessoal que eu perseguia. Ter contribuído eficazmente para o levantamento das medidas provisórias da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Quando isso aconteceu em Bogotá eu tive quase um orgasmo (rs). Só por isso, já valeu a pena a minha estada pela DGPC.
 Drª NOELE – DEPCA – De personalidade forte e determinada. Os resultados dizem por si só. Acredito que não tenho muito o que dizer, somente reconhecer o seu empenho.
Dr. SÉRGIO – Delegado Titular da DP de Machadinho do Oeste – Esse não vai nem acreditar quando ver o seu nome registrado, pois, garanto, acredita que deve estar no “vale dos esquecidos”. Digo que são “esquecidos” como o senhor que fazem essa polícia ser forte. Exemplo de gestão frente a uma delegacia.
 Dr. HÉLIO – Uma mãe brasileira. Acolhe a todos. Somente uma pessoa com tamanho coração poderia estar na Patrimônio e não ter nenhum enfarto (rs). A sua nota é 10!!!
 Dr. ALESSANDRO – Meu presidente (rs). Sou grato por ter aceitado o desafio que é a Homicídios e parabéns pela vitória no SINDEPRO. Eu serei forte parceiro nas decisões do sindicato e acredito que esse seja o caminho mais acertado para nossas conquistas.
 Dr. GABRIEL – Por ter acreditado na criação do CORE-RO, que não acabou se efetivando, mas, que acredito piamente que o novo diretor não irá se opor e será uma forma de demonstração de força e organização da PC em todo o Estado.
 FABIO FOLY – DINTEL – pela visão institucional que possui. Pelo profissionalismo demonstrado. Agora, pelo amor de Deus, “abre a caixa preta da DINTEL”!!! (rs)
 WAGNER – Aluno Monitor – Pelo carinho e dedicação. O seu projeto é o que há de melhor na PC.
 RODRIGOS (Duarte e Spiça) de ARQ. A bola da vez...rs. Parabéns pelo trabalho bem realizado e que fez o nome da PC ser bastante exaltado.
 É óbvio que quando escrevo o nome de cada um, estou estendendo o meu reconhecimento para todos de sua equipe. Uma andorinha só não faz verão!!! (rs)
 Olha tem tantos, que se eu continuar foi passar a noite toda escrevendo. Como ainda tenho que deglutir a minha exoneração, vou parar por aqui.
 Vou plagiar a oradora da cerimônia de posse dos servidores de nível médio do último concurso.
 Por último e longe de ser o menos importante. Mas para ficar gravado na mente e no coração de todos. Gostaria de agradecer a DEUS. Tudo o que tenho, tudo o que sou, sou grato a Ele. E mais uma vez peço-lhe forças para passar por esse momento. Por ter me ajudado a fazer história na PC. Um dia se alguém remontar a história da PC, terá que relembrar do meu nome e isso é culpa do Senhor (rs).
A todos os “anônimos”, meu total reconhecimento e agradecimento, porque são vocês que fazem a PC ser a instituição que é. Não são diretores, são vocês. Por isso, sem vocês, que ficam esquecidos dentro de coletes ou mesmo atrás de escrivaninhas, a PC jamais existiria.
 A todos, sem exceção, meu muito obrigado!!!
 Por derradeiro, ao Dr. PEDRO MANCEBO, futuro Diretor Geral de Polícia Civil. Pessoa amiga, ponderado, conselheiro. A sua nomeação é reconhecida e terá o meu apoio. Grande abraço!!!
 CLAUDIONOR SOARES MUNIZ
 Com orgulho: Delegado de Polícia
 Mais orgulho ainda: Policial Civil/RO
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS