A Gerência de Fronteira de Rondônia (Gesfron) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), recebeu neste ano de 2012 do Ministério da Justiça (MJ) R$ 3,5 milhões para investimentos no setor de inteligência, construção de bases nas fronteiras e compra de equipamentos.
De acordo com o gerente de fronteira do Gesfron, capitão PM, Marcos Freire, Rondônia possui uma área de fronteira de aproximadamente 1.342 quilômetros, sendo na sua totalidade fluvial. “Uma área de difícil acesso, que para a fiscalização demanda o apoio de barcos e aeronaves”, destacou.
Foi enviado a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) um projeto para a construção de bases de fiscalização nas divisas com os estados do Acre e Mato Grosso e outra na área central de Rondônia. “Com essas bases fluviais, a gente vai estar mais presente nas fronteiras, combatendo grande parte dos crimes”, disse Freire.
Para o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, com o investimento nas áreas fronteiriças, diminuirá de forma expressiva o índice de crimes como tráfico de armas e transporte de veículos roubados, haja vista que blitz serão feitas com frequência em pontos identificados como foco da prática de crimes.
O Gesfrom possui um efetivo de 76 policiais entre militares, civis e bombeiros. Todos com formação na área de fiscalização e operações em fronteiras. Também está previsto no cronograma de ações do Gesfron para este ano, a construção de uma base no Cone Sul do Estado. A meta é que até o ano 2013, a Sesdec conte com três bases do Gesfron em pontos estratégicos de fronteira.
O governador Confúcio Moura apóia as ações e busca recursos para investimento na região de fronteira.