Ao investigar um crime de estelionato praticado contra um comerciante estabelecido na Rua Pau Ferro, zona sul da capital (ocorrência policial nº 3201/2010/7ªDP), policiais da 7ª DP podem ter descoberto um grande esquema de receptação de produtos de crime.
O fato que gerou a investigação foi que estelionatários se dirigiram até uma loja de materiais de construção pertencente à vítima RICARDO JOSÉ DE OLIVEIRA e adquiriram quase uma centena de ferros para construção, e solicitaram ao comerciante que entregasse o material em determinado local, pagando com um cheque em nome de AYLANO BAINHO DANTAS.
Contudo quando o comerciante foi descontar o cheque verificou que era de conta encerrada e quando foi ao local da entrega o material havia sido retirado.
Após investigações o SEVIC da 7ª DP conseguiu descobrir o caminhão que havia realizado o transporte e chegar onde estava parte dos materiais produtos do estelionato na Rua Marechal Taumaturgo, nº 2028, bairro Três Marias, onde reside o suspeito SEBASTIÃO APARECIDOS DOS SANTOS, 44 anos.
Para surpresa dos investigadores o morador da casa quando percebeu a chegada da polícia saiu correndo pulando muros, deixando a casa aberta.
Ao adentrarem no imóvel os policiais apreenderam parte dos ferros adquiridos ilicitamente da vítima e encontraram ainda toneladas de cabos de cobre de procedência suspeita e ainda outra grande quantidade de ferros em foram de coluna também sem procedência.
Outra parte dos materiais foi vendido pelo dono do imóvel a um comerciante da zona leste, mais precisamente estabelecido no bairro Ulisses Guimarães, que será intimado a prestar depoimento.
As investigações agora se concentraram em saber quem agiu com SEBASTIÃO, bem como a procedência das toneladas de fios de cobre apreendidos.
Pelo ato praticado SEBASTIÃO deverá responder pelo delito de estelionato (art. 171, do código penal) ou receptação qualificada (art. 180), conforme ficar provada sua conduta, e o comerciante da zona leste deverá responder por receptação qualificada (art. 180, do CP).