Tudo começou quando o Corola bege, placa NDN 3564 de Porto Velho, por volta das 6hs da manhã, 16, parou em um posto de gasolina em Nova Mamoré para abastecimento e os ocupantes mostraram-se nervosos. A Polícia Militar local foi informada da situação e como o carro seguiu rumo a Guajará-Mirim a informação foi repassada ao 6º Batalhão de Polícia Militar.
Viaturas foram posicionadas, nas proximidades da Serra dos Parecis BR-425 e também na entrada da cidade. O veículo suspeito ao perceber o cerco policial, passou em alta velocidade.
Cerca de 1 km distante do local da barreira o condutor quase perdeu o controle da direção. Antes do carro parar os infratores saíram em disparada pulando cercas e muros. Dois do quarteto foram capturados e identificados, sendo os primos: um de 17 anos e outro de 16, que já foi apreendido portando droga, por furto de moto e vários outros delitos.
Na delegacia relataram aos PMs, que tinham furtado o automóvel, por volta de meia noite, em Porto Velho e iriam trocar por quatro quilos de cocaína na Bolívia. Falaram ainda que os dois que escaparam estavam armados.
Caçada aos comparsas
As guarnições, comandadas pelo major PM Nunes e Sílvio, de posse das características dos fujões começaram a procurá-los e uma denúncia anônima, próximo ao meio dia, levou os policiais militares até a residência de Estefânia Vieira Azevedo, 20, anos, na Rua Oito, Beco 1, nº 122, bairro de Fátima. Lá foram localizados os procurados, sendo outro menor de 16 anos e Marcelo Julian Oliveira Carneiro, 19, conhecido por "Paulo loiro".
Nas buscas no interior da casa foi encontrado, na gaveta de uma cômoda, um revólver cal. 32 sem munição e com numeração raspada. Estefânia foi flagranteada por porte ilegal de arma de fogo, e disse que a mesma pertencia ao homem de apelido "Corujito". Segundo ela estava apenas guardando para o amigo que é detento do presídio masculino do município.
O Corola foi entregue ao plantonista na delegacia de Polícia, juntamente com documentos e alguns pertences da vítima que foram recuperados pelas patrulhas da PM. Celulares dos acusados também ficaram apreendidos. Os quatro envolvidos no furto do veículo foram flagranteados e aguardam decisão da Justiça. Eles disseram ter endereço fixo em Porto Velho, Rua Da União no bairro Areal da Floresta.
Confirmação do crime
Consta na ocorrência que os PMs em contato via telefone com a vítima de 25 anos, morador da rua Das Flores, bairro Areal da Floresta, representante comercial na capital rondoniense, disse que chegou em casa por volta das 23h40min de segunda-feira 15 e que ao acordar pela manhã de terça-feira, 16, além do carro, notou a falta de um Notebook, joias, dois mil reais em espécie, R$ 1.200,00 em cheques preenchidos, três talões de cheque em branco, documentos pessoais, cartões magnéticos, dentre vários outros objetos da casa e inúmeros produtos de uso comercial. Frisou que desconhecidos pularam o muro e destravaram a porta da casa. Autor e foto PM Almeida/6º BPM.