Polícia Civil faz mega operação na região de Ariquemes e Jaru, no interior do Estado, e prende pelo menos oito pessoas por envolvimento em diversos crimes. A operação, que teve início numa segunda-feira (25/05), durou uma semana, encerrando-se dia 31 de maio (domingo).
Coordenada pela delegada Andréa Maria Rezende, a operação contou com a participação de outros sete delegados e investigou crimes como exploração sexual, tráfico de drogas, beneficiamento de pedras semipreciosas, exploração sexual de menores, homicídios dentre outros.
A Polícia Civil iniciou os trabalhos na região de Cujubim, onde foram apuradas denúncias de exploração sexual. Numa casa de prostituição, denominada “Play Man”, duas pessoas foram presas e autuadas em flagrante - Cássia Moura Bueno (vulgo Piti) e Cleide Nunes do Carmo (vulgo Andréia). Segundo a polícia, as duas exploravam outras mulheres em programas sexuais.
Na terça-feira (26/05) a operação foi em Alto Paraíso, onde foram investigadas pessoas supostamente envolvidas com o tráfico de drogas. Foram vistoriados sete endereços, entre residências e estabelecimentos comerciais.
Na ação a polícia apreendeu aproximadamente meio quilo de substância entorpecente, munições e materiais usados na mistura da droga. Um termo circunstanciado foi lavrado em desfavor de Sabino Fonseca de Brito. Ele foi flagrado com dois papelotes de cocaína tipo ‘merla’.
O terceiro dia de operação, quarta-feira (27/05), foi dedicado a investigação de homicídios ocorridos em Ariquemes. Uma motocicleta supostamente usada por criminosos durante um assassinato foi apreendida. Na mesma operação, foi localizada uma serraria clandestina de pedras semipreciosas em plena atividade. Ainda na quarta-feira foram realizadas buscas para apurar crimes contra a ordem tributária e de corrupção, envolvendo fraudes no Simples Nacional.
Exploração sexual infantil
Para identificar pontos de prostituição Infantil e Infanto-Juvenil e de aliciamento, na quinta-feira (28/05), a polícia fez um arrastão em postos de gasolina, boates e bares, em Ariquemes. Não houve prisão. Na sexta-feira (29/05) a polícia continuou o combate à exploração sexual de menores, em setores diferentes de Ariquemes. Na ação, foi preso em flagrante o casal Dolores de Souza e Edílson de Souza, que exploravam outras mulheres recrutadas para programas sexuais. Também foi feita a apreensão de duas motocicletas e de um veículo usado no transporte de madeira irregular. No sábado o combate à exploração sexual continuou na região central de Ariquemes. A operação terminou no domingo (31/05). Não houve prisões.