Adolescentes sentenciados devem ser retirados da Unidade II até o dia 04, afirma CDCA

Adolescentes sentenciados devem ser retirados da Unidade II até o dia 04, afirma CDCA

Adolescentes sentenciados devem ser  
retirados da Unidade II até o dia 04, afirma CDCA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Todos os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade para Adolescentes Setenciados II, localizado na Estrada da Penal, terão que ser transferidos para outra unidade - que o Estado ainda deve providenciar - até no máximo o dia 04 de setembro, sob o risco de o governo estadual ser incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados no Setor Público Federal (Cadin), e com isso, perder o direito a receber recursos federais para atendimento de todas as áreas, é o que material encaminhado à imprensa pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA).
 
A inclusão no Cadin é a sanção máxima que o Estado pode sofrer caso não retire os adolescentes da Unidade, outra pena pode ser a devolução dos mais de R$ 2 milhões investidos na obra. “Não podemos mais prorrogar a permanência dos adolescentes na Unidade porque ela não foi construída para esta finalidade”, informou André Luiz de Almeida e Cunha diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), durante reunião com profissionais que militam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
 
Segundo ele, um dos problemas que inviabiliza a permanência dos adolescentes é que o local não possui condições de desenvolver atividades socioeducativas, por ter caráter de presídio, além disso, o espaço deveria ser usado de maneira provisória pelos adolescentes, por no máximo 120 dias, mas já está sendo ocupado há oito meses.
 
O coordenador de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, Gabriel Tomasete,  rebate as acusações e afirma que a Unidade II possui sim condições para desenvolver as atividades socioeducativas e que as atividades estão sendo desenvolvidas normalmente.
 
“O Estado não está parado e o diretor do Depen sabe disso. Esta semana estivemos em visita junto com integrantes do Conedca ( Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), a nova unidade para onde os adolescentes da Unidade II serão transferidos. Após a visita iniciamos as adequações solicitadas pelo Conselho”, disse o coordenador.
 
Tomasete acredita que num prazo de 60 dias é possível que os adolescentes sejam transferidos, mas nunca no prazo citado pelo CDCA. O coordenador também acredita que por saber que a secretaria está trabalhando para resolver a situação dos menores, Rondônia não será incluída no Cadin.
 
O coordenador ainda reforça que a Secretaria e Justiça está empenhada em resolver a questão dos adolescentes, tanto que a reforma da Casa do Adolescente Sentenciado, localizado na rua Rio de Janeiro, já teve um bloco entregue e no máximo dentro de 50 dias, entregará o bloco “C” totalmente reformado.
 
Segundo a assistente social Maria Alice Ribeiro, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA), todos os profissionais da área da infância estarão atentos à providência que será tomada em relação à transferência dos adolescentes. “Sabemos do momento delicado que o Estado está passando, mas não vamos abrir de mão de acompanhar o procedimento, para saber se o futuro local será adequado e irá garantir, no mínimo, a integridade física dos adolescentes, respeitando os seus direitos humanos e o caráter pedagógico da medida socioeducativa”, afirmou Alice.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS