Ao contrário do que foi divulgado em alguns veículos de comunicação do estado, o índice de criminalidade do município de Ariquemes, não diminuiu no último trimestre. Na realidade houve um aumento considerável, afirmou o novo delegado regional, Sebastião Pereira, que apresentou dados estatísticos que comprovam o aumento da violência.
Em alguns tipos de crimes, o aumento chega a quase 50%. As ocorrências de furtos, por exemplo, deixam evidentes o aumento. No mês de outubro de 2006, foram registradas 102 ocorrências. Já no mês de janeiro de 2007, foram 152. Neste mesmo período as ocorrências de roubo, passaram de 32 para 48.
Os crimes contra a vida, também aumentaram. Em outubro e novembro de 2006, foram registrados 12 homicídios, sendo seis crimes por mês. E só em janeiro deste ano, foram registrados 11 homicídios na cidade.
O levantamento revela que nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2006, foram registrados 14 homicídios. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram contabilizados 20 crimes desta natureza. Neste mesmo período os crimes de furtos passaram de 363 para 444 ocorrências.
O delegado, Sebastião Pereira que trabalha em Ariquemes há muitos anos, disse que fez questão de fazer o levantamento da real situação da criminalidade no município, pois não adianta maquiar uma situação de tranqüilidade, pois a população, principalmente a mais humilde sabe, que a violência aumentou, uam vez que é a principal vítima dessa mal.
Ele também ressaltou que sempre trabalhou e que vai continuar trabalhando no combate a criminalidade, mas sempre de maneira transparente, pois não poderia ser diferente, já que a sociedade exerce um papel fundamental neste contexto, ajudando a polícia por meio de denúncias, ou passando informações que levem a prisão de bandidos.