Fiscalização da Vigilância Sanitária vai coibir prática da auto-hemoterapia em Ouro Preto

Fiscalização da Vigilância Sanitária vai coibir prática da auto-hemoterapia em Ouro Preto

Fiscalização da Vigilância Sanitária vai coibir prática da auto-hemoterapia em Ouro Preto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Vigilância Sanitária Municipal (VSM), vai intensificar a fiscalização nas farmácias, hospitais e clinicas em Ouro Preto do Oeste com intuito de coibir a prática de auto-hemoterapia, técnica que consiste na retirada de sangue de uma veia para a aplicação no músculo (braço ou nádega) da própria pessoa, com o objetivo de estimular o sistema imunológico. A fiscalização atende a um oficio circular da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desconhece o recurso como terapia indicada para tratamento de doenças. Segundo o chefe da VSM Joelmir Araújo, até agora o órgão não registrou denúncias sobre a realização desse método hemoterápico em hospitais ou clinicas, embora haja comentários de que a técnica esteja sendo cada vez mais difundida entre os munícipes que estão sendo atendidos em algumas farmácias do município. Em caso de confirmação de denúncia, diz Joelmir, os estabelecimentos e/ou profissionais de saúde que a utilizam poderão sofrer as penalidades previstas na lei, já que, por não ser reconhecido cientificamente, o método implica numa infração sanitária, em razão da prática não constar na RDC do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta as técnicas hemoterápicas aceitáveis para o tratamento de doenças. “Vamos proceder com uma fiscalização inicialmente de caráter orientativa, mostrando que não se trata de um recurso seguro para os pacientes caso haja uma reincidência vamos agir dentro da legalidade aplicando as sanções previstas na lei”, comentou Joelmir. Um profissional da área de saúde que não quis o seu nome revelado, disse que a técnica vem conquistando cada vez mais adeptos que encontra em alguns profissionais a aplicação deste método nos pacientes com diversas patologias. A dona-de-casa Marlene Mattos de Almeida, 45 anos, moradora do bairro Jardim Tropical, passou a dotar a técnica há quatro meses e confessa ter se surpreendido com os resultados das aplicações (uma por semana), com melhoras substancias do quatro patológico. “Após iniciar o tratamento senti uma regressão na doença que sinto há vários anos, particularmente aprovo e recomendo a hemoterapia pela eficaz no tratamento”, disse a dona-de-casa Marlene que não quis revelar o local onde recebe as aplicações e qual a doença que é vitima. A técnica, difundida nacionalmente pelo médico, Luiz Moura, radicado no sul do país, não representa custo nenhum para os pacientes, já que é necessária apenas uma seringa para a retirada e aplicação do sangue. A quantidade de sangue aplicada varia de 5 ml a 20 ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada e após a aplicação a taxa de macrófagos no organismo se quadruplica, melhorando a resistência do organismo, combatendo as doenças.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS