*Seis homens ivadiram a casa de Débora Regina da Costa, 25, localizada na avenida Arterial, conjunto Águas Claras, nesta quarta-feira. Eles fizeram todos integrantes da família de refém por mais uma hora, sendo quatro adultos e duas crianças.
*Segundo a dona de casa, eram por volta das 13h de quarta-feira (26) ela estava em casa e percebeu uma movimentação estranha, foi quando notou a presença dos homens entrando pela cozinha.
*Segundo o depoimento dela todos os acusados estavam com o rosto descoberto "cara limpa", mas ela afirma que não saberia reconhece-los, pois teria ficado muito nervosa. Os homens já haviam feito de refém o primo dela o adolescente Sebastião de Souza, 14, que estava em um terreno ao lado da casa onde funciona uma fábrica de vassouras da família. "Eu estava lavando a louça quando eles entraram pela cozinha com uma arma em punho e a outra na cabeça do meu primo", contou.
*Eles mandaram chamar todos os outros que estavam na casa. Além dela e do adolescente, estavam também o padrasto e o marido dela, Rubens de Souza, 45, e Hélio de Azevedo, 25, respectivamente.
*Depois e levar toda a família para uma sala no piso inferior, os assaltantes amarram os adultos com fios e cordas e colocaram as duas crianças de quatro e seis anos dentro do banheiro.
*Enquanto um dos assaltantes ficava vigiando a família, os outros vasculhavam a casa à procura de dinheiro e jóias e outros objetos de valor. Ela lembra que a todo o momento a família era ameaçada. "Eles queriam saber onde ficava o cofre e ameaçavam nos matar", contou. Azevedo acredita que os assaltantes escolheram a residência dele por causa do tamanho do imóvel "Acho que eles se impressionaram com o tamanho de nossa casa e acharam que tínhamos dinheiro, mas somos apenas trabalhadores" desabafou.
*As crianças ficaram em estado de choque, Débora Regina contou que elas acordam assustadas à noite e que choram ainda com medo. Sem encontrar o cofre os assaltantes levaram da casa dois aparelhos de DVD, três aparelhos de TVs, dois som, quatro aparelhos de telefone celular. Na fuga eles levaram os dois carros da família um Fiorino de placa JWG 8592 e um Chevet JWF 5201. Ontem os carros foram encontrados abandonados na rua Valpaz, Novo Aleixo, zona leste.
*Antes de irem embora os assaltantes ainda fizeram refeição e tomaram o que estava na geladeira. Hélio de Azevedo estava revoltado com a ousadia dos assaltantes. "Eles foram muito ousados, além de nos roubarem, comeram todo o nosso alimento tomaram as cervejas, com a gente olhando tudo", declarou.
***
Veja também: * Amazonas - Prefeitura de Manaus assina convênio com ONG