As infrações mais comuns que resultaram no considerável número de apreensões, foram falta de habilitação do condutor e documentação irregular ou falta de documentação dos veículos.
A "Operação Paz nos Municípios", desencadeada pelo Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar do Estado do Amazonas e realizada simultaneamente em vários municípios do interior do Estado, resultou na apreensão de 108 motocicletas no município de Humaitá, dentre outros veículos.
* A Ordem de Serviço 005/CPI/2006, determinando a "Operação Paz nos Municípios" estabeleceu a data de 31 de março para a realização da primeira etapa daquela atividade, que segundo o comandante da 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar de Humaitá - CIPM, Tenente-coronel Daniel Picolotto, irá se estender até o dia 24 de abril.
*O comandante recebeu a reportagem do jornal O Curumim na manhã de segunda-feira (03.04), onde prestou informações acerca da operação em Humaitá, realizada na última sexta-feira (31), que resultou nas apreensões. Os veículos foram removidos para o pátio da 4ª. CIPM.
*Segundo Daniel Picolotto, as infrações mais comuns que resultaram no considerável número de apreensões, foram falta de habilitação do condutor e documentação irregular ou falta de documentação dos veículos.
*Outra situação preocupante, revelada pelo comandante, é o alto número de menores conduzindo motocicletas. "A maioria das apreensões foi por causa desse tipo de infração", disse Daniel Picolotto.
*Nesse caso, explicou o comandante, o menor é flagranteado e os responsáveis acionados para responderem de acordo com a previsão legal, inclusive com encaminhamento ao Ministério Público.
*PROCEDIMENTO DE LIBERAÇÃO
*Na manhã de segunda-feira (03.04), proprietários e responsáveis deram início ao procedimento de retirada dos veículos apreendidos. O comandante aproveitou o grande número de pessoas que se reuniu no pátio da 4ª. CIPM, para esclarecer que a PM não age a bel prazer e nem com a intenção de prejudicar ninguém.
*"Essa Operação é uma determinação do Comando do Policiamento do Interior", disse Daniel Picolotto, que se prontificou a esclarecer toda e qualquer dúvida que eventualmente possa ter surgido durante a Operação realizada em Humaitá.
*Veículos legalizados foram liberados de imediato. No caso de documentação em atraso, proprietários têm até 30 dias para regularizar a situação.