Polícia inicia investigação de assassinato de líder seringueiro

Polícia inicia investigação de assassinato de líder seringueiro

Polícia inicia investigação de assassinato de líder seringueiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Polícia Civil de Rondônia começou a investigar ontem (4) o assassinato do líder seringueiro João Batista, presidente da Associação de Seringueiros do Vale do Anari (ASVA), morto no último dia 26. Na terça-feira (2), o delegado Lobo, titular da Delegacia de Machadinho D’Oeste – a mais próxima de Vale do Anari, onde ocorreu o crime – informou à Radiobrás que as investigações ainda não tinham começado porque a único carro da Polícia Civil no município estava quebrado. *"Mandamos uma viatura de Jaru para Vale do Anari, enquanto a de Machadinho D’Oeste não fica pronta. O delegado Lobo, acompanhado de um escrivão e de três agentes, está no local do crime. Também enviaremos uma equipe da Delegacia Especializada em Homicídios para lá", afirmou hoje (5), à Radiobrás , o secretário de Segurança Pública de Rondônia, Renato Eduardo de Souza. *Segundo ele, policiais retomarão também as investigações do assassinato do seringueiro Carlos Góes, que ocorreu há cerca de três meses na Reserva Extrativista Estadual Acariquara, a mesma onde Batista atuava. Góes foi morto a facadas e queimado, junto com sua casa – poucos dias antes, ele tinha se recusado a vender sua terra, de acordo com o vice-presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), Geraldo Menezes. *A OSR suspeita também que o assassinato de Batista tenha sido encomendado por grileiros, ladrões de madeira ou garimpeiros que invadiram a reserva. *Secretário rebate críticas de seringueiros *O secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Augustinho Pastore, respondeu à acusação da Organização de Seringueiros de Rondônia (OSR) de que as reservas extrativistas estaduais estão abandonadas. *Na terça-feira (3), o vice-presidente da OSR e secretário-geral do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), Geraldo Menezes, declarou à Radiobrás que o governo estadual era responsável pela morte do líder seringueiro João Batista, assassinado no último dia 26, porque "não tinha interesse nas reservas extrativistas e só se preocupava com o agronegócio". *"Os problemas nas unidades de conservação de Rondônia são públicos e notórios, mas existem também nas áreas federais. E nós estamos fazendo todo o possível para resolvê-los", rebateu Pastore. *De acordo com ele, o governo de Ivo Cassol triplicou o orçamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que, em 2005, foi de aproximadamente R$ 6 milhões e, neste ano, deverá ser de aproximadamente de R$ 8 milhões.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS