FALHAS: MP recomenda à prefeitura que cumpra critérios legais na emissão de diárias

O levantamento apontou uma série de falhas no procedimento de emissão das indenizações

FALHAS: MP recomenda à prefeitura que cumpra critérios legais na emissão de diárias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação à Prefeitura de Guajará-Mirim, em que faz uma série de orientações para o cumprimento de critérios legais relacionados à concessão, fiscalização e controle de diárias de viagem, concedidas a servidores pelo Poder Público Municipal.



Assinada pela Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl, a recomendação, também destinada à Controladoria e à Procuradoria-Geral do Município, foi motivada por uma apuração da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, realizada a partir de denúncia encaminhada à unidade do MP naquela cidade. O levantamento apontou uma série de falhas no procedimento de emissão das indenizações.



Na recomendação, o Ministério Público orienta que, ao iniciar o processo de concessão de diárias, a Prefeitura deva, obrigatoriamente, especificar o motivo, finalidade, motivação, necessidade e interesse público que justifique o deslocamento do servidor ou agente público e seu recebimento de diárias, sob pena de que o processo seja considerado inválido, anulável ou nulo, ensejando responsabilização administrativa civil e penal.



O MP também instrui que a Prefeitura se abstenha de utilizar de diárias para mera realização de entrega de documentos, em razão de existirem meios econômicos para a realização de tal serviço, a exemplo de envio de e-mails, fax e correspondências via Correios.



Outro pedido é para que a Administração Municipal não conceda pagamento de diárias a servidores e agentes públicos que não comprovarem a devida necessidade do deslocamento, junto da apresentação de despesas e da comprovação de presença em eventos que motivaram a respectiva viagem, sendo respeitado valor máximo fixado; dotação orçamentária; prévia autorização do ordenador de despesas, estabelecendo valores, limites e situações possíveis de reembolso.



A não observância da recomendação poderá acarretar a abertura de procedimento pelo Ministério Público, objetivando investigar eventual responsabilidade administrativa, civil e/ou criminal das autoridades responsáveis.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS