MP ajuíza ação para obrigar município e Câmara de Vereadores de Vilhena e Chupinguaia a implementarem Portais de Transparência

MP ajuíza ação para obrigar município e Câmara de Vereadores de Vilhena e Chupinguaia a implementarem Portais de Transparência

MP ajuíza ação para obrigar município e Câmara de Vereadores de Vilhena e Chupinguaia a implementarem Portais de Transparência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAOP/PPA), deflagrou no ano de 2011 a Estratégia de Combate à Corrupção, composta por ações preventivas, dentre elas, a que exige a implementação dos Portais de Transparência Pública pelas Administrações Estadual e Municipais, nos termos dos arts. 48 e 48-A da Lei Complementar n. 101/00 e Decreto n. 7.185/2010 e Portaria Interministerial n. 140/2006.
No curso desse plano de ações, foi constatado que, na Comarca de Vilhena, o Município e a Câmara de Vereadores de Vilhena, assim como o Município e a Câmara de Vereadores de Chupinguaia, não possuíam ainda o Portal da Transparência Pública ou os dados disponibilizados nos Portais já criados estavam insuficientes/inadequados.
Diante disso, foi instaurado procedimento pela Curadoria da Probidade Administrativa, tendo então sido deflagradas diligências no intuito de confirmar a existência/regularidade dos Portais de Transparência Pública de tais Entes Administrativos, sendo constatadas algumas omissões e falhas nos respectivos Portais, razão pela qual o Ministério Público, primeiramente, expediu recomendações aos quatro entes, para que implantassem/regularizassem seus respectivos portais, sendo que até o presente momento, as providências necessárias ainda não foram integralmente implementadas.
Dentre os dados que devem constar nos Portais da Transparência e ainda não foram adequadamente disponibilizadas estão informações relativas a todas as licitações e contratos realizados pelos entes públicos e informações funcionais de servidores públicos, inclusive com informação de remuneração e pagamento de diárias, sendo que, segundo ressalta o Promotor de Justiça Fernando Franco Assunção, o acesso a tais informações são de extrema importância para que a sociedade possa exercer um maior controle sobre a gestão dos recursos públicos, ajudando assim a prevenir a prática de atos ímprobos.
Por tal razão, foi ajuizada uma ação judicial para impor aos entes públicos obrigação de fazer, no sentido de implementar integral e adequadamente o Portal de Transparência Pública na internet, inclusive por meio de concessão de medida liminar, obrigando os entes públicos a adequarem os Portais em sessenta dias, e cominação de multa diária imposta à autoridade competente, em caso de descumprimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS