TAC define normas para propaganda eleitoral em Campo Novo e Buritis

TAC define normas para propaganda eleitoral em Campo Novo e Buritis

TAC define normas para propaganda eleitoral em Campo Novo e Buritis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A propaganda eleitoral é tema de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, junto a representantes de coligações e candidatos concorrentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores naquele município e também em Campo Novo.
De acordo com o TAC, articulado pelo Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga, fica proibida a propaganda nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos espaços de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, pontos de ônibus e outros equipamentos urbanos.
Também fica vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados. É proibida a veiculação de propaganda eleitoral em objetos não fixos como cavaletes, bonecos, placas, estandartes, cartazes, faixas e bandeiras instalados em ciclovias, retornos, rotatórias, jardins e canteiros centrais, que dividem as vias públicas, com ou sem jardinagem.
O Termo de Ajuste estabelece ainda ser proibido exigir, solicitar ou receber pagamento, em dinheiro ou qualquer outro bem, ou sua promessa, para veicular propaganda eleitoral em bens particulares. O documento também determina que, embora a distribuição de folhetos e impressos seja permitida pela lei, seu arremesso nas ruas e locais públicos é proibido, pois caracteriza infração às normas ambientais e enseja punição.
Os materiais impressos de campanha, por sua vez, devem conter o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção e de quem contratou, bem como a respectiva tiragem. O TAC também prevê normas para realização de comícios, carreatas e outros instrumentos de divulgação eleitoral.
 A inobservância das cláusulas implicará aplicação de multa no valor de R$ 2 mil, por ato infracional, sem prejuízo da adoção de medidas previstas em lei.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS