Rondônia atinge meta do CNMP de analisar mais de 90% dos inquéritos até 2007

Rondônia atinge meta do CNMP de analisar mais de 90% dos inquéritos até 2007

Rondônia atinge meta do CNMP de analisar mais de 90% dos inquéritos até 2007

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia foi um dos cinco estados brasileiros que atingiram a Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) para conclusão de mais de 90% dos inquéritos que investigam homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007. O estoque inicial de inquéritos sem conclusão até 2007 era de 1.650. Desse total, foram conclusos até o momento 1.562 inquéritos, restando apenas 88 para serem analisados, atingindo um índice de 94,7%. Dos inquéritos analisados, 86% foram arquivados e em 14% foram oferecidas denúncias.
Entre os inquéritos analisados e que resultaram em denúncia está o assassinato de Maria Fialho Rodrigues, grávida de oito meses, mediante disparos de arma de fogo, e sua filha, que veio a óbito após o nascimento. O crime ocorreu em 25 de outubro de 2006, no bairro Mutirão, e foi praticado por Edirlei da Conceição de Souza e Alexandre Nobre de Assis, que invadiram a casa da vítima e a mataram com vários tiros.
Certificação - Pelo atingimento da Meta da Enasp, o Ministério Público de Rondônia e gestores da Polícia Civil no Estado serão homenageados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta sexta-feira, dia 20 de julho, às 9h30, no edifício-sede do MP-RO, em Porto Velho, com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, da Conselheira do CNMP, Thaís Schilling, do Secretário de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A proposta da certificação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos gestores da Polícia Civil e Ministério Público Estadual, demonstrando que o esforço conjunto produziu um resultado amplamente favorável, que é a finalização da Meta 2/2007, ou seja, a conclusão de mais de 90% dos inquéritos e procedimentos que investigam homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007. O relatório da Enasp mostra que os estados do Acre, Roraima, Piauí, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso do Sul cumpriram a meta.
 Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. Lançada em fevereiro de 2010, a iniciativa é resultado de parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).
Cada um dos parceiros desenvolve uma ação integrada no âmbito da Enasp. O CNJ trabalha para erradicar as prisões em delegacias. O Ministério da Justiça atua na criação de cadastro nacional de mandados de prisão. O CNMP implementa ações para agilizar e dar maior efetividade à investigação, à denúncia e ao julgamento dos crimes de homicídio. Para atingir esse objetivo, o CNMP fixou metas no lançamento da Enasp, revistas durante o Encontro Nacional da Enasp, em dezembro de 2010.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS