Encerram-se na próxima sexta-feira, dia 20.01.2012, as inscrições para o curso de Pós-Graduação lato sensu denominado Curso de Especialização em Direito e de preparação para a Carreira da Magistratura, que será ministrado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, em Porto Velho e Ji-Paraná.(www.facebook.com/EscolaDaMagistratura)
Com corpo docente formado por Magistrados experientes do Estado de Rondônia que são Mestres em Poder Judiciário e Especialistas nas mais diversas disciplinas jurídicas, e equipe pedagógica integrada por Doutores em pedagogia e metodologia, todos de primeira grandeza, o curso vem sendo cuidadosamente estruturado com uma proposta pedagógica surpreendente e inovadora, com enfoque prático, técnico e jurídico na temática dos direitos humanos. É uma homenagem aos 25 anos da EMERON, aos Desembargadores Valter de Oliveira e Alexandre Miguel, idealizadores do curso.
Durante o curso, o aluno será conduzido, em ambiente presencial, a preparar-se para os concursos das chamadas "Carreiras de Estado". A grade curricular contempla as matérias exigidas nos últimos concursos para a carreira do Ministério Público, Magistratura, Defensoria Pública e Procuradoria do Estado. Um artigo científico mensal deverá ser produzido, com supervisão de um professor orientador e de um Doutor em metodologia. Os melhores artigos serão publicados na Revista da EMERON.
Importante atenção será dispensada à elaboração de peças jurídicas, como petições iniciais, pareceres, despachos, sentenças e votos formadores de acórdãos. Tudo isso acompanhado de estágios temporários nas varas e gabinetes dos respectivos professores. A interdisciplinaridade irá costurar esse método de ensino, sempre respeitando a espinha dorsal do curso, que é a temática dos direitos humanos. O método do estudo do caso, por outro lado, mostra ao aluno a questão jurídica já decidida, e permite inúmeras abordagens críticas, seja pela ótica da ética, da doutrina ou da jurisprudência, nacional e estrangeira.
Para o Diretor da Escola, Desembargador Waltenberg Junior, "o importante agora é que o aluno se inscreva, e que tenha êxito em classificar-se, no processo de seleção, dentro do número de vagas. Inúmeros convênios estão em andamento, e os entraves burocráticos estão sendo removidos. Faculdades, os Poderes do Estado, Sindicatos, todos estão elaborando convênios para seus integrantes, seus associados. Mas isto de nada adianta, se o interessado não classificar-se dentro do número de vagas. A inscrição, assim, é o primeiro passo, e o processo de seleção é um indicador importante do nível de conhecimento adquirido pelo interessado. Quem for o melhor classificado terá bolsa integral, mas para ganhar é preciso, primeiro, estar concorrendo".