A Escola da Magistratura de Rondônia inicia, no próximo dia 1º de fevereiro de 2012, seu primeiro curso de Pós-Graduação em Direito, com orientação pedagógica em Direitos Humanos. O edital de Processo Seletivo aos candidatos interessados foi publicado nesta quinta-feira, 29 de dezembro, no Diário da Justiça (p.21). O documento estabelece as regras, prazos, valores, conteúdo programático, metodologia de ensino e avaliação do curso, agora com modalidade lato sensu.
Professores Mestres com larga experiência em docência, magistrados como Marcos Alaor, Edenir Sebastião da Rosa, Sergio Wiliam Teixeira, Francisco Borges, Alexandre Miguel e muitos outros, formam o time escalado para proporcionar orientação segura e competente para bacharéis em direito que sonham com as chamadas Carreiras Jurídicas de Estado. Muitos desses professores, hoje magistrados de carreira, foram alunos da Escola da Magistratura, e hoje são Mestres em Poder Judiciário.
Para o Desembargador Valter de Oliveira, que conseguiu do Conselho Estadual de Educação a autorização para o novo curso, "as Escolas de Magistratura têm a chance de orientar cada aluno, pois os professores estão no mesmo ambiente, participando do curso na sala de aula. Cada aluno é levado a extrair o máximo de suas possibilidades".
Durante o curso, os alunos escreverão artigos a serem publicados no site e na revista da Emeron. As mensalidades são de 648 reais e o curso, noturno, tem duração de onze meses, com defesa de monografia em abril de 2013.
As inscrições estarão abertas de 2 a 20 de janeiro de 2012, nas secretarias da Emeron em Porto Velho e Ji-Paraná, no Fórum Sandra Nascimento e no campus da Ulbra, respectivamente, no horário das 8 às 12h.
Parceria
A parceria com a CEULJI/ULBRA foi fortalecida com a visita do diretor da Escola da Magistratura de Rondônia para a gestão 2012/2013, Walter Waltenberg, no último dia 14, ao diretor-geral da instituição, professor Erivaldo Diniz de Brito. Também recebeu o desembargador o professor do curso de direito da Ulbra, Oscar Francisco Alves Júnior.
Na oportunidade, o desembargador Walter Waltenberg agradeceu a colaboração por mais de uma década entre a Emeron e a Ulbra, confirmando, dessa maneira, um compromisso de manter cursos de especialização na área jurídica oferecidos pela Escola da Magistratura.
Para o professor Erivaldo, essas parcerias proporcionam o engrandecimento do trabalho realizado pelo CEULJI/ULBRA ao longo do tempo em que a Ulbra está em Rondônia. "É muito importante fortalecermos esses laços, pois todos saem ganhando, alunos, egressos e instituição", frisou o professor.