Judiciário conclui capacitação para proteger vítimas de violência sexual

Judiciário conclui capacitação para proteger vítimas de violência sexual

Judiciário conclui capacitação para proteger vítimas de violência sexual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi concluído hoje (6), no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, o curso "Técnicas de Inquirições não Revitimizantes de crianças e adolescentes em juízo", aplicado a 42 profissionais do Poder Judiciário, entre psicólogos e assistentes sociais. A capacitação, ministrada pelas servidoras Maria Inês Soares de Oliveira e Mariângela Alouise Onófrio, tem o objetivo de humanizar o atendimento às vítimas, reduzindo os traumas no momento em que é preciso fazer novo relato do fato para instrução do processo.

Por isso, a formação inclui técnicas e métodos para a realização desse atendimento nas comarcas de todo o estado. Os traumas enfrentados por uma criança ou adolescente vítima de violência sexual podem ser ainda maiores se não houver condições adequadas durante o depoimento. Para protegê-las, os profissionais do Judiciário recebem informações para instrumentalizar o processo com boas provas. O trabalho de psicólogos e assistentes sociais subsidia as decisões de magistrados nesse tipo de caso.

Nessas questões, muitas vezes, o depoimento da vítima é a única prova possível para solucionar o caso. Por conta dessa importância para esse tipo de processo judicial, a inquirição não revitimizante é defendida como prática eficaz para a atuação, principalmente em questões que envolvem abusos sexuais. Os profissionais de Psicologia do TJRO posicionaram-se favoravelmente à utilização dessas técnicas no trabalho de apuração judicial, atuação que foi vedada recentemente pelo entidade representativa dos psicólogos. Ao final do curso, eles divulgaram uma carta aberta na qual defendem o uso desses métodos.

Humanização

Levada à sala de aula, a experiência de atuação em oitivas judiciais com implantação de procedimentos mais humanos, projeto que é referência no país, propicia que os profissionais da área façam uma abordagem de vários métodos de intervenção para evitar que a vítima passe por mais sofrimento nos diversos momentos da ocorrência até o julgamento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS