O Ministério Público de Rondônia apresentou ao governo do Estado, em reunião realizada na manhã da quinta-feira (7/4), na sede da Instituição, o projeto “Estratégia Estadual de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Sociais”, que teve início em 2010, com
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia apresentou ao governo do Estado, em reunião realizada na manhã da quinta-feira (7/4), na sede da Instituição, o projeto “Estratégia Estadual de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Sociais”, que teve início em 2010, com o objetivo de estimular o exercício de controle e da participação social na administração pública.
Dentre outras estratégias estaduais para implementação do projeto, foram estabelecidas as seguintes metas: criação da Casa dos Conselhos; correção legislativa acerca dos Conselhos, se necessário; realização de cursos de formação continuada para conselheiros; promoção de encontros regionais e estadual e efetivação da deliberação dos Conselhos.
Ao abrir a reunião, o Promotor de Justiça Pedro Abi-Eçab, diretor do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAO-PPA), apresentou um breve histórico do projeto e resumo do que foi realizado em 2010, solicitando a Legislação relativa à constituição dos Conselhos à Casa Civil, que será analisada pelos Centros de Apoio Operacional.
O Corregedor-Geral do MP-RO, Airton Pedro Marin Filho, salientou a importância do projeto para estruturação dos Conselhos, pela importância que exercem no controle e na participação da sociedade nas ações da Administração pública.
O Promotor de Justiça Jorge Romcy, do Centro de Controle Disciplinar (CODI) da Corregedoria-Geral, observou que o projeto foi concebido com base em experiências passadas, que demonstram o interesse da população na participação social. Ressaltou a necessidade de estruturar mais os Conselhos e a responsabilidade do governo de construir a Casa dos Conselhos, para abrigar todos os Conselhos Sociais.
A Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Tânia Garcia Santiago, acrescentou que o sucesso do projeto é importante para efetivação da democracia, pois o Estado deve preparar a sociedade para participação social. Ela adiantou que estão sendo analisados os temas e carga horária para criação e realização do curso de formação básica dos conselheiros.
O secretário da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, afirmou que o governo tem todo interesse em contribuir com o trabalho iniciado pelo Ministério Público e está disposto a dar todo apoio para estruturação dos Conselhos Sociais e para construção da Casa dos Conselhos.
Participaram também da reunião representantes dos Centros de Apoio Operacional da Probidade Administrativa, Cível, Criminal, Meio Ambiente e Infância, além do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Casa Civil, Sefin, Seplan, Instituto Federal de Rondônia e Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!