Idaron acata decisão do MPF, mas pede fiscalização na Resex Rio Ouro Preto

Na manhã desta terça-feira (13), ao tomar conhecimento da notícia onde o Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Idaron não emita Guias de Transporte Animal (GTA) para a Resex Rio Ouro Preto, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondôni

Idaron acata decisão do MPF, mas pede fiscalização na Resex Rio Ouro Preto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta terça-feira (13), ao tomar conhecimento da notícia onde o Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Idaron não emita Guias de Transporte Animal (GTA) para a Resex Rio Ouro Preto, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia aponta que acatou a decisão do órgão federal. “Já encaminhamos o pedido para a nossa Assessoria Jurídica para tomarmos as providências. Mas, de antemão, divulgamos que vamos aceitar a determinação do MPF”, disse Leandro dos Santos, diretor técnico da Idaron.
O representante da instituição estadual aponta que não houve má-fé ao emitir as GTAs para os produtores rurais que estão dentro da Resex Rio Ouro Preto. “Se uma pessoa chega a Ulsav da região e pede a emissão de uma GTA para o produtor X, da linha Y, verificamos se ele está cadastrado e o gado em condições sanitárias para o transporte. Se estiver, emitimos a guia, já que em nossos registros, não há o ponto inicial, nem o ponto final da Resex Rio Ouro Preto. Nossa preocupação é com a sanidade animal dos bovinos e bubalinos que transitam pelo Estado e não se pode ou não transitar dentro da Resex. Isto é uma responsabilidade do Ibama ou do Instituto Chico Mendes”, afirma Leandro dos Santos.
A Idaron, por meio da diretoria, pede que haja reforço na fiscalização dos limites da Resex Rio Ouro Preto, se não, o Estado corre o risco de ser prejudicada com algum foco de doença que pode atingir o rebanho rondoniense. “Com o pedido do Ministério Público Federal e a falta de fiscalização do Ibama ou do Instituto Chico Mendes, corremos o risco de algum animal com febre aftosa entrar na Resex e prejudicar todo um trabalho de 11 anos de combate à doença. Não é uma GTA que vai impedir a entrada ou saída de gado da Reserva Rio Ouro Preto e sim a fiscalização dos órgãos competentes do Governo Federal, que são responsáveis pela manutenção e proteção da área citada”, finalizou o diretor técnico da Agência de Defesa Sanitária.
Informações
Segundo um site de notícias de Porto Velho, que publicou reportagem da assessoria de comunicação do MPF, a Idaron estaria emitindo Guias de Transporte Animal (GTAs) para a Resex Rio Ouro Preto e seu entorno. O órgão teria 15 dias para informar as providências adotadas.
Ainda de acordo com a matéria, a recomendação é um documento enviado a órgãos públicos para que cumpram a Constituição Federal e as leis vigentes no Brasil. É uma das formas de atuação extrajudicial do Ministério Público.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS