Justiça condena Estado a pagar indenização a filha de presidiário

Justiça condena Estado a pagar indenização a filha de presidiário

Justiça condena Estado a pagar indenização a filha de presidiário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Rondônia deverá pagar pensão mensal de dois terços do salário mínimo, inclusive o 13º salário, a uma adolescente filha de um preso morto dentro da Casa de Detenção José Mario Alves Filho - Urso Branco. A indenização é retroativa, a partir data do falecimento do seu pai, ocorrida em 16 de maio de 2001, até que a beneficiada complete dezoito anos de idade. Na mesma sentença, publicada nesta terça-feira, 9, no Diário da Justiça, a Juíza de Direito Deisy Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz condenou o Estado a 37 mil e 700 reais por danos morais.
 
Os valores pedidos a título de danos materiais e morais foram rebatidos pelo Estado. Argumentou que não foi omisso na proteção ao apenado e por isso não é responsável direto por sua morte. Para a Juíza Deisy Cristhian, a responsabilidade do Estado é objetiva, conforme artigo 37 § 6º da Constituição Federal. "Para a sua configuração basta tão somente a relação causal entre o fato e o dano. Presente o nexo causal entre a falha administrativa e o dano, e não evidenciada a culpabilidade exclusiva da vítima, cabe ao Estado indenizar", disse a magistrada.
 
Segundo consta nos autos, o pai da adolescente estava sob a custódia do Estado, preso em regime fechado na Casa de Detenção Urso Branco, em Porto Velho, quando foi atingido com faca no interior da unidade. "Tanto a vítima, como qualquer outro indivíduo posto sob a custódia do Estado, faz jus à proteção contra a agressão de seus prepostos, bem como de terceiros, sejam eles detentos ou não", destacou Deisy Cristhian.
 

Ainda de acordo com a magistrada, a adolescente, na época com 10 anos de idade, suportou danos materiais e morais diante da perda do pai e que "atualmente sente sua ausência no dia-a-dia de sua vida, de modo que se vivo estivesse, a vítima estaria lhe educando, proporcionando atenção, carinho e acima de tudo

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS